Estados Unidos atacam Estado Islâmico na Síria

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

EUA atacam ISIS na Síria pela segunda vez desde dezembro. Os Estados Unidos lançaram vários ataques aéreos contra o Estado Islâmico (ISIS) na Síria neste sábado, 10 de janeiro de 2026, por volta de 12h30 (horário de Brasília), segundo autoridades oficiais citadas pela Fox News. A ação é apresentada pelo Comando Central dos EUA como parte do compromisso de eliminar o terrorismo islâmico.

A ofensiva ocorre menos de um mês após a morte de dois agentes da Guarda Nacional e de seu intérprete em Washington, em um ataque atribuído ao ISIS em 19 de dezembro. Este é o segundo ataque do tipo no território sírio desde aquele episódio.

O ataque chega em meio a tensões regionais e ao deslocar de esforços diplomáticos. O envio especial dos EUA, Tom Barrack, afirmou ter se reunido em Damasco com a nova liderança síria para tratar do futuro do país, incluindo os desdobramentos em Aleppo e a pacificação da região, segundo Barrack.

Em atualização, Barrack relatou o encontro com o presidente sírio Ahmed al-Sharaa para discutir os últimos acontecimentos em Aleppo e a pacificação regional. A informação foi confirmada por fontes oficiais nas redes sociais do Comando Central dos Estados Unidos.

— U.S. Central Command (@CENTCOM) January 10, 2026

Meta descrição: Os EUA lançaram ataques aéreos contra o Estado Islâmico na Síria, a segunda ação desde 19 de dezembro, em meio a tensões regionais e conversas com a liderança síria.

Palavras-chave: EUA, ISIS, Síria, ataques aéreos, Damasco, Aleppo, Barrack, política externa.

Se você acompanha os desdobramentos no Oriente Médio, deixe sua opinião nos comentários sobre as ações militares dos EUA e as perspectivas de estabilidade na região.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EUA querem fim da guerra na Ucrânia até junho e propõem novas negociações

EUA querem fim da guerra na Ucrânia até junho e propõem novas negociações Os Estados Unidos desejam que a guerra entre Ucrânia e Rússia...

Trump diz que não vai se desculpar por vídeo racista contra Obama

Meta description: Trump afirma não ter visto o trecho racista do vídeo que publicou, que retrata Barack Obama e Michelle como macacos; a...

Pentágono decide cortar vínculos acadêmicos com Harvard

O Pentágono anunciou que cortará todos os vínculos acadêmicos com a Harvard, encerrando a educação militar, as bolsas de estudo e os programas...