EUA devem aumentar retirada de sanções à Venezuela por petróleo

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A próxima semana deve trazer novidades na relação entre os Estados Unidos e a Venezuela, com a expectativa de flexibilizar sanções para facilitar a venda de petróleo venezuelano. O Tesouro americano, sob a condução de Scott Bessent, atua nas negociações para definir os próximos passos.

Desde a captura de Nicolás Maduro, em 3 de dezembro, o presidente Donald Trump afirma que os EUA devem supervisionar a Venezuela e administrar suas reservas de petróleo por, no mínimo, um ano. Em entrevistas, ele disse que “só o tempo dirá” até quando os EUA manterão esse controle.

Em entrevista publicada pelo The New York Times, Trump reiterou a posição de que o tempo dirá quando os EUA supervisionarão diretamente o país, sem esclarecer um prazo específico. A gestora interina do país, Delcy Rodríguez, assumiu após a posse, negando qualquer governo externo, segundo a própria declaração da região.

O governo Trump apresentou um plano de três etapas para a Venezuela, envolvendo estabilização, recuperação e transição. O objetivo é abrir o petróleo venezuelano a empresas petrolíferas dos EUA e evitar que o país mergulhe no caos, segundo o secretário de Estado Marco Rubio. Pouco antes, o Departamento de Energia havia suspenso parte das sanções para permitir o transporte e a venda do petróleo no mercado global. Além disso, Washington deve controlar por tempo indefinido a distribuição do petróleo aos mercados globais, mantendo os lucros sancionados sob contas do governo americano antes da distribuição.

Vale lembrar que, hoje, a Venezuela continua proibida de negociar com bancos internacionais e outros credores sem a autorização do governo americano.

Como você vê essa investigação de ações entre EUA e Venezuela e o papel do petróleo na conjuntura regional? Compartilhe suas opiniões nos comentários e participe da conversa sobre o futuro da relação entre as duas nações.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Acusado de assédio sexual, ministro do STJ escreve carta a colegas

O ministro Marco Buzzi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), é alvo de denúncias de assédio sexual envolvendo duas mulheres. Ele responde aos...

Sindicato se manifesta sobre motorista de app que estuprou adolescente

Obrigado. Para entregar o texto final exatamente como você pediu (resumo, pronto para publicação, com SEO, estrutura para WordPress, etc.), eu preciso do...

PM prende dupla por tráfico de drogas em Sussuarana

Na manhã de sexta-feira, policiais militares prenderam dois suspeitos por tráfico de drogas no bairro de Sussuarana, em Salvador. A ação ocorreu durante patrulhamento...