RJ concentra nove das dez maiores temperaturas do país registradas na segunda-feira

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


O estado do Rio de Janeiro vive uma onda de calor extremo, com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrando nove das dez maiores temperaturas do Brasil na segunda-feira. A marca mais alta foi em Seropédica, na Baixada Fluminense, atingindo 41,0°C.

A capital fluminense também teve recorde importante: 40,8°C na Vila Militar, marcando o dia mais quente de 2026 na cidade e mantendo a já evidente tendência de calor intenso na região.

Ranking divulgado pelo Inmet aponta as temperaturas mais altas: Seropédica (RJ) – 41,0°C; Rio de Janeiro – Vila Militar (RJ) – 40,8°C; Niterói (RJ) – 40,5°C; Rio de Janeiro – Marambaia (RJ) – 40,0°C; Duque de Caxias – Xerém (RJ) – 38,8°C; Rio de Janeiro – Galeão (RJ) – 38,6°C; Rio de Janeiro – Santa Cruz (RJ) – 38,6°C; Rio de Janeiro – Jacarepaguá (RJ) – 38,4°C; Picos (PI) – 38,1°C; Silva Jardim (RJ) – 37,1°C.

A previsão para os próximos dias aponta calor forte com chuva em pontos isolados no fim do dia. Nesta terça-feira (13), a máxima na capital deve ficar em até 38°C e a umidade pode despencar para cerca de 30% à tarde.

Na quarta-feira (14), o calor continua, mas o risco de temporais aumenta. Mesmo com a instabilidade, o tempo permanece abafado até o final da semana.

Protocolo de Calor: o Rio de Janeiro segue no nível 3 do Protocolo de Calor municipal, acionado quando temperaturas entre 36°C e 40°C persistem por pelo menos três dias, sinalizando a necessidade de cuidados com hidratação e exposição ao sol.

Distribuição de água: em meio à onda de calor, equipes da Cedae promovem hidratação em 13 pontos do Centro e das zonas Norte e Oeste, com ações também em Duque de Caxias, Nova Iguaçu e São Gonçalo. A expectativa é distribuir mais de 10 mil litros de água.

Os pontos de apoio incluem estações de trem e parques públicos da cidade, como Parque Madureira, Parque Oeste, Parque Pavuna, Parque Piedade Arlindo Cruz, Parque Realengo Susana Naspolini e Parque Rita Lee, além de ações em Duque de Caxias e São Gonçalo, fortalecendo a rede de atendimento à população diante do calor.

E você, como tem enfrentado as altas temperaturas na cidade? Compartilhe suas experiências, dicas para se manter hidratado e como está se protegendo do sol nos próximos dias nos comentários abaixo.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Abin abre processo contra agente de inteligência com canal no YouTube

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) instaurou um processo administrativo disciplinar contra Glauber Mendonça, oficial técnico de inteligência, que mantém o canal YouTube...

Mulher é presa após arremessar gata do 12º andar de prédio em Curitiba

Uma mulher foi presa em flagrante em Curitiba, Paraná, após arremessar uma gata do 12º andar de um prédio no centro da cidade....

Moraes dá 15 dias para RJ enviar imagens de operação mais letal do estado

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou um prazo de 15 dias para o governo do Rio encaminhar à Polícia...