Caso Master: Toffoli diz que PF descumpriu ordem do STF em operação

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


Toffoli acusa PF de descumprimento de prazo em operação Compliance Zero ligada a Daniel Vorcaro

O ministro do STF, Dias Toffoli, afirmou que a Polícia Federal descumpriu o prazo de 24 horas para deflagrar uma operação autorizada pela Corte, o que pode ter comprometido as investigações da operação Compliance Zero, que apura irregularidades envolvendo o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, e outros investigados.

Na decisão, Toffoli destacou que a determinação para cumprir as medidas cautelares foi expedida em 12 de janeiro, com prazo explícito de 24 horas, o que não ocorreu. Para o ministro, a demora pode ter prejudicado a apuração dos fatos. Ele solicitou que a PF explique o motivo do descumprimento.

“Ressalto, ainda, que está justificada em fatos contemporâneos e mostra-se adequada à gravidade concreta dos crimes investigados, às circunstâncias do fato e às condições pessoais referidas nos autos, sendo suficiente a brevidade da medida e subsequente imposição de medidas cautelares diversas, previstas nos artigos 319 e 320 do Código de Processo Penal”, escreveu.

Em outro trecho, Toffoli foi mais incisivo ao atribuir responsabilidade direta à corporação:

“Observo, ainda, que eventual frustração do cumprimento das medidas requeridas decorre de inércia exclusiva da POLÍCIA FEDERAL, inclusive diante de inobservância expressa e deliberada de decisão por mim proferida na data de 12.01.2026, que determinou a deflagração da presente fase no prazo de 24 horas (e-doc. n° 56, assinado às 14:52 horas e juntado aos autos às 15:15 horas), e que eventual prejuízo às demais medidas em decorrência do presente pedido são de inteira responsabilidade da autoridade policial”.

O Metrópolis tenta contato com a PF e aguarda um retorno.

O não cumprimento do prazo para deflagração da operação pode impactar as investigações da Compliance Zero, que apura irregularidades envolvendo Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, entre outros investigados, segundo o ministro.

Toffoli cobra explicações da PF sobre o atraso e reforça a necessidade de observar prazos processuais para não comprometer as apurações.

Na sua opinião, qual é o peso de cumprir prazos judiciais em operações federais? Deixe seus comentários e participe da discussão.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ameaça envolvendo Roberto Carlos, presidente da Juazeirense, é relatada em súmula de jogo contra o Bahia

O encerramento de Juazeirense x Bahia, pela sétima rodada do Baianão 2026, ficou marcado por confusão generalizada no Estádio Adauto Moraes. Membros da...

Jovem de 20 anos está internada em estado grave após levar 15 facadas

Uma jovem de 20 anos, Alana Anísio Rosa, está internada em estado grave em uma unidade de terapia intensiva (UTI) após levar mais...

Conflito judicial entre Jojo Todynho e Amanda Fróes terá a audiência de conciliação

Uma audiência de conciliação foi marcada pela Justiça no 1º Juizado Especial Cível da Barra da Tijuca para mediar o conflito público entre...