Caso Master: Toffoli diz que PF descumpriu ordem do STF em operação

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


Toffoli acusa PF de descumprimento de prazo em operação Compliance Zero ligada a Daniel Vorcaro

O ministro do STF, Dias Toffoli, afirmou que a Polícia Federal descumpriu o prazo de 24 horas para deflagrar uma operação autorizada pela Corte, o que pode ter comprometido as investigações da operação Compliance Zero, que apura irregularidades envolvendo o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, e outros investigados.

Na decisão, Toffoli destacou que a determinação para cumprir as medidas cautelares foi expedida em 12 de janeiro, com prazo explícito de 24 horas, o que não ocorreu. Para o ministro, a demora pode ter prejudicado a apuração dos fatos. Ele solicitou que a PF explique o motivo do descumprimento.

“Ressalto, ainda, que está justificada em fatos contemporâneos e mostra-se adequada à gravidade concreta dos crimes investigados, às circunstâncias do fato e às condições pessoais referidas nos autos, sendo suficiente a brevidade da medida e subsequente imposição de medidas cautelares diversas, previstas nos artigos 319 e 320 do Código de Processo Penal”, escreveu.

Em outro trecho, Toffoli foi mais incisivo ao atribuir responsabilidade direta à corporação:

“Observo, ainda, que eventual frustração do cumprimento das medidas requeridas decorre de inércia exclusiva da POLÍCIA FEDERAL, inclusive diante de inobservância expressa e deliberada de decisão por mim proferida na data de 12.01.2026, que determinou a deflagração da presente fase no prazo de 24 horas (e-doc. n° 56, assinado às 14:52 horas e juntado aos autos às 15:15 horas), e que eventual prejuízo às demais medidas em decorrência do presente pedido são de inteira responsabilidade da autoridade policial”.

O Metrópolis tenta contato com a PF e aguarda um retorno.

O não cumprimento do prazo para deflagração da operação pode impactar as investigações da Compliance Zero, que apura irregularidades envolvendo Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, entre outros investigados, segundo o ministro.

Toffoli cobra explicações da PF sobre o atraso e reforça a necessidade de observar prazos processuais para não comprometer as apurações.

Na sua opinião, qual é o peso de cumprir prazos judiciais em operações federais? Deixe seus comentários e participe da discussão.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quem era Arlindo Anomalia, o Popeye Brasileiro que morreu aos 55 anos

Arlindo de Souza, conhecido como Popeye Brasileiro, faleceu aos 55 anos nesta terça-feira (13/1). Morador da localidade Águas Compridas, em Olinda, ele ficou...

Investigação por ameaças de morte leva polícia a apreender arsenal em residência de suspeito em Alcobaça

Alcobaça viveu na manhã desta segunda-feira (13) uma operação da Polícia Civil que resultou na apreensão de um pequeno arsenal na residência de...

Podcast CondComunica debate soluções para fachadas e áreas técnicas; assista

O novo episódio do CondComunica revela como obras em condomínios exigem planejamento, conhecimento técnico e atenção às normas de segurança, orientando decisões para...