Com a proximidade da Lavagem do Bonfim, a região da Cidade Baixa deve registrar movimentação intensa, e a Transalvador anuncia mudanças no trânsito a partir desta quarta-feira, 14 de janeiro de 2026.
Nesta quarta, à noite, acontece a Caminhada Pré-Bonfim. Os bloqueios serão progressivos a partir das 20h em vias como Avenida Porto dos Mastros (saída e chegada), Avenida Porto dos Tainheiros, Largo da Ribeira, Rua Lelís Piedade, Largo da Madragoa e Rua Padre Inácio de Azevedo.
Na quinta-feira, 15 de janeiro de 2026, dia da Lavagem do Bonfim, o trânsito ficará bloqueado progressivamente a partir das 6h em ruas e vias como Avenida Lafayete Coutinho (saída em frente à Igreja da Conceição da Praia), Praça Maria Felipa, Rua da Bélgica, Rua Miguel Calmon, Praça Almirante Riachuelo, Avenida Jequitaia, Largo da Calçada, Rua Padre Antônio de Sá, Avenida Fernandes da Cunha, Praça Irmã Dulce, Avenida Dendezeiros do Bonfim, Ladeira do Bonfim e Largo do Bonfim (chegada).
No dia do cortejo, circulação e estacionamento de veículos serão proibidos entre 0h e 22h nas vias Avenida Lafayete Coutinho / Avenida Contorno (trecho entre Rua da Gamboa de Cima e Praça Maria Felipa) e Rua da Conceição da Praia. Também ficarão proibidos estacionar nas seguintes vias a partir de 0h: Praça Maria Felipa, Rua da Bélgica, Rua Miguel Calmon, Praça Almirante Riachuelo, Avenida Jequitaia, Largo da Calçada, Rua Padre Antônio de Sá, Largo dos Mares, Avenida Fernandes da Cunha, Largo de Roma, Avenida Dendezeiros do Bonfim, Rua Luiz Régis Pacheco (lado direito, entre a confluência com a Rua Vinte e Seis de Dezembro e com a Rua Resende Costa) e Rua Boa Vista (lado direito, no sentido Resende Costa).
Também haverá alterações de tráfego naquele dia com implantação de sentido duplo na Praça Irmã Dulce, na Rua Barão de Cotegipe e na Avenida Engenheiro Oscar Pontes, até o Moinho Salvador, a partir das 5h. A partir das 6h, haverá sentido único na Rua Luiz Régis Pacheco, com trechos indicados, e na Rua Boa Vista, no sentido da Rua Resende Costa, para organizar o fluxo entre as áreas da Ribeira e o Morro.
Além disso, a Transalvador promoverá alterações no Bonfim e vias adjacentes com a proibição de circulação e estacionamento de veículos, incluindo carroças, cavalos e bicicletas, em dias 15 de janeiro (6h a 4h do dia subsequente) e 18 de janeiro (13h a 22h). As vias envolvidas entram no conjunto de mudanças com horários específicos indicados pela prefeitura, visando a organização do percurso do cortejo.
No dia 18 de janeiro, haverá barreira seletiva no Largo do Bonfim das 5h às 12h para acesso exclusivo aos participantes. A partir das 12h até as 22h, circulação e estacionamento ficarão proibidos no Largo do Bonfim, com liberação gradual do tráfego a partir das 16h conforme a passagem do cortejo, em trechos como Largo dos Mares, Avenida Fernandes da Cunha, Praça Irmã Dulce, Avenida Dendezeiros do Bonfim, Ladeira do Bonfim e Largo do Bonfim.
Fiquem atentos às orientações da Transalvador para planejar rotas alternativas e evitar maiores transtornos durante as festividades. Se você mora ou trabalha na região, conte nos comentários como pretende se deslocar nesses dias e compartilhe dicas de boas rotas para o período de eventos.

Facebook Comments