Lula discute “soberania e interesses” da Venezuela com Putin em ligação

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Meta descrição: Lula e Putin discutem a situação da Venezuela por telefone, reafirmando soberania, cooperação e coordenação com a ONU e o BRICS para reduzir tensões na América Latina. Palavras-chave: Lula; Putin; Venezuela; Brasil; Rússia; BRICS; ONU; cooperação bilateral; América Latina.

Nesta quarta-feira (14), os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Rússia, Vladimir Putin, conversaram por telefone sobre a situação na Venezuela, após o ataque dos Estados Unidos. Segundo o Kremlin, ambos trocaram opiniões sobre questões internacionais da atualidade.

Eles enfatizaram as abordagens fundamentais compartilhadas entre Rússia e Brasil em relação à garantia da soberania venezuelana e aos interesses nacionais do país.

O comunicado do Kremlin também destaca que Lula e Putin concordaram em buscar meios para reduzir a tensão na América Latina e em outras regiões, mantendo a coordenação de esforços, inclusive no âmbito da ONU e por meio do BRICS.

Segundo a Agência Brasil, a nota da presidência russa ressalta que foram discutidos detalhes sobre o desenvolvimento da cooperação bilateral em diversas áreas no contexto das negociações para a próxima reunião da Comissão de Alto Nível Rússia-Brasil, prevista para fevereiro. O Itamaraty confirmou a conversa entre os presidentes.

Como você vê esse movimento de Brasil e Rússia? Deixe sua opinião nos comentários sobre o papel dos dois países na região e na diplomacia global.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Opinião: Otto vence a batalha contra Coronel no PSD, mas Kassab é quem pode ditar o fim da guerra

A batalha final do PSD da Bahia parece ter se intensificado na última semana entre o senador Otto Alencar, que comanda a sigla,...

A ressalva de Mendonça em decisão de Dino sobre Eduardo Bolsonaro

O STF decidiu barrar as emendas apresentadas por Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem ao Orçamento de 2026, posição acolhida pelo ministro relator Flávio...

As ousadas metas eleitorais do Centrão de olho no pós-Lula

Centrão avança com uma estratégia para ampliar a bancada no Congresso a partir de 2027 e buscar um nome presidencial oriundo do Legislativo,...