Moradores denunciam maus tratos em condomínio de Feira de Santana após gatos serem encontrados mutilados e mortos


Gatos envenenados em condomínio de Feira de Santana mobilizam moradores e polícia

Gatos envenenados, com pernas quebradas, olhos arrancados e atropelados, têm sido a realidade de animais que vivem em um condomínio da Rua Professora Bertulina Carneiro, no bairro Campo Limpo, em Feira de Santana.

Moradoras, tentando cuidar dos animais abandonados, procuraram o Acorda Cidade, parceiro do Bahia Notícias, para denunciar uma sequência de mortes suspeitas e episódios de violência contra os bichos.

Segundo Lidse Léia Pereira Lima, moradora há quase 20 anos, muitos gatos foram abandonados por antigos moradores. “Há mais ou menos uns 3 meses… muitos gatos sumindo após reclamações de cocô e xixi no bloco; agora aparecem com sinais de veneno”, afirmou ela, destacando que não tem condições de custear exames, mas, pelos sintomas, tudo indica envenenamento.

Ela também denuncia a cobrança injusta sobre quem cuida dos animais. “Tem que identificar quem deixou, multar e tomar providência; nós, moradores, arcamos com alimentação, castração, vacinação e atendimento veterinário”, disse.

O coordenador da Polícia Civil, delegado Rafael Almeida, afirmou que a polícia está engajada em combater esse tipo de crime em parceria com entidades do município. A 3ª fase da Operação Guardiões da Vida Animal resultou na prisão de duas pessoas em flagrante; as denúncias aumentaram após as ações.

A autoridade ressaltou que é um ambiente difícil de investigar em condomínios, por envolver o domicílio, mas que será instaurado um inquérito para identificar os autores. No Brasil, maus-tratos a animais são crime; quando envolvem cães ou gatos, a pena é agravada pela Lei 14.064/2020, com reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda em casos de envenenamento, agressões ou morte.

Se você acompanha o tema, compartilhe sua opinião nos comentários. Como você lidaria com casos de maus-tratos a animais em áreas de moradia? Sua experiência pode ajudar outros moradores a protegerem os bichos que vivem perto de casa.

Facebook Comments

ARTIGOS RELACIONADOS