UE e Brasil avançam nas negociações para explorar minerais críticos, diz von der Leyen

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Ursula von der Leyen afirmou nesta sexta-feira, 16 de janeiro de 2026, que a União Europeia e o Brasil avançam para um acordo político importante sobre matérias-primas, com cooperação em projetos de investimentos conjuntos em lítio, níquel e terras raras. O anúncio ocorreu durante encontro no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro, antes de von der Leyen seguir para o Paraguai, onde, no sábado (17), será assinado o acordo de livre comércio entre a UE e o Mercosul.

A presidente da Comissão Europeia explicou que o acordo prevê uma cooperação em projetos de investimentos conjuntos nesses minerais, sem detalhar como funcionaria a parceria. Ela disse que esse entendimento é fundamental para a transição digital e limpa e para assegurar a independência estratégica em um cenário internacional em que os insumos costumam ser usados como instrumentos de coerção. Sem citar diretamente a política protecionista do presidente dos EUA, Donald Trump, Von der Leyen afirmou que o tema dos minerais críticos é essencial para a autonomia econômica.

Durante o discurso, von der Leyen elogiou Lula, dizendo que ele é “um líder profundamente empenhado nos valores que nos são caros” e que demonstra respeito pelo planeta e pelas regiões, bem como pelos outros países. A presidente afirmou que a liderança, o empenho e a dedicação do presidente brasileiro são motivos pelos quais a parceria avança com dinamismo.

Acordo com marco de 2027 — A dirigente também lembrou que, em 2027, será celebrado o 20º aniversário da parceria estratégica entre a UE e o Brasil e ressaltou que a implementação do tratado pode ser oportuna nesse marco. Ela afirmou que o acordo UE-Mercosul transmite a mensagem de que o maior mercado do mundo e a maior zona de livre comércio do planeta emergem da cooperação, abertura, amizade e compreensão entre povos e regiões além-mar. O compromisso é que a assinatura não encerre o processo, mas seja apenas o começo de benefícios concretos para os cidadãos.

A reunião ocorreu no Palácio Itamaraty, no Rio, e a agenda prevê a continuidade das tratativas até Paraguai, onde será assinado no sábado o acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul.

Como você vê o papel de uma parceria UE-Brasil na corrida por minerais estratégicos e na transição para uma economia mais digital? Compartilhe sua opinião nos comentários e participe da conversa.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Policiais de Lisboa são presos acusados de torturar imigrantes e moradores de rua

Dois agentes da primeira divisão do Comando Metropolitano da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Lisboa estão detidos desde julho de 2025, acusados...

Maria Corina Machado pode transferir Nobel da Paz para Trump?

Nobel da Paz 2025, Maria Corina Machado, foi à Casa Branca nesta quinta-feira para entregar a medalha ao presidente dos Estados Unidos, Donald...

EUA alertam sobre ‘atividade militar’ no espaço aéreo do México e da América Central

Meta descrição: A FAA dos EUA emite alerta sobre atividade militar no espaço aéreo da região que abrange México e várias na América...