Principal novidade para a temporada de 2026: o impedimento semiautomático não será implementado de forma imediata no Brasileirão. Anunciada em novembro de 2025 para o início do campeonato, a tecnologia não estará 100% instalada a tempo da rodada inaugural por questões técnicas e burocráticas. Ao todo, 20 estádios dos clubes que disputarão o campeonato receberão a tecnologia.
A rodada inicial está marcada para o dia 28 de janeiro, data que não contempla a instalação completa de todo o aparato necessário. A Genius, empresa responsável pelo sistema, ainda precisa concluir a visita técnica aos estádios e importar todos os aparelhos necessários para a implementação.
Até o momento, 16 estádios já receberam a visita técnica. A CBF pretende estrear o uso do impedimento semiautomático apenas quando puder atender a todos os jogos do Campeonato Brasileiro.
Além do Brasileirão, a Copa do Brasil também contará com a tecnologia. A Genius é a empresa contratada para implementá-la no país e atua como distribuidora da Premier League.
“A nossa expectativa é colocar o sistema em pleno funcionamento dentro de um modelo definitivo, após todos os testes necessários, em uma data que será anunciada em conjunto. O nosso compromisso é claro: entregar um projeto sólido, seguro e à altura da dimensão do futebol brasileiro”, afirmou Netto Góes, presidente do Grupo Técnico de Arbitragem da CBF. O planejamento prevê ainda jogos-teste para operacionalizar o funcionamento da tecnologia.
E você, o que acha dessa espera pela tecnologia? Deixe seu comentário com a sua opinião sobre quando e como a implementação deve acontecer no futebol brasileiro.

Facebook Comments