Trump pede US$ 1 bilhão para membros permanentes de conselho em Gaza

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criou um “Conselho da Paz” para administrar a Faixa de Gaza e convidou cerca de 60 países para ocupar cargos de caráter vitalício ou temporário. Cada país teria um mandato de três anos, com a possibilidade de permanência além disso apenas se o fundo do Conselho recebesse desembolso de US$ 1 bilhão no primeiro ano. Como mostrou o Metrópoles, o convite foi encaminhado à embaixada brasileira em Washington na sexta-feira (16/1) e ainda não foi respondido pelo Palácio do Planalto, com expectativa de análise nos próximos dias.

O documento assinado por Trump, obtido pela Reuters, estabelece que os cerca de 60 países convidados terão mandatos de três anos. Para permanecer por mais tempo, o aporte deverá ir para o fundo do Conselho ainda neste primeiro ano; a permanência deverá passar pelo presidente do conselho — Donald Trump.

Além do Brasil, o presidente dos Estados Unidos convidou Turquia e Argentina. O presidente argentino, Javier Milei, publicou a carta de convite recebida de Trump e disse que a Argentina “sempre estará do lado dos países que lutam contra o terrorismo, que defendem a vida e a propriedade, e promovem a paz e a liberdade”.

O Conselho terá como membros-fundadores o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, e o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair. Também foram oficializados como integrantes o enviado de Trump para o Oriente Médio, Steve Witkoff, e o genro do presidente, Jared Kushner.

A criação do Conselho ocorre junto com o lançamento da “Fase Dois” do plano de 20 pontos de Trump para o fim do conflito em Gaza. Witkoff explicou que o foco agora migra do cessar-fogo para a desmilitarização e a governança tecnocrática.

Na última quinta-feira (15/1), Trump destacou que a primeira fase do plano entregou níveis recordes de ajuda humanitária e abriu caminho para a transição política.

O que você acha dessa iniciativa? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe como acredita que esse movimento pode impactar a região.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Acusado de assédio sexual, ministro do STJ escreve carta a colegas

O ministro Marco Buzzi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), é alvo de denúncias de assédio sexual envolvendo duas mulheres. Ele responde aos...

Sindicato se manifesta sobre motorista de app que estuprou adolescente

Obrigado. Para entregar o texto final exatamente como você pediu (resumo, pronto para publicação, com SEO, estrutura para WordPress, etc.), eu preciso do...

PM prende dupla por tráfico de drogas em Sussuarana

Na manhã de sexta-feira, policiais militares prenderam dois suspeitos por tráfico de drogas no bairro de Sussuarana, em Salvador. A ação ocorreu durante patrulhamento...