Imigrante morre em prisão nos EUA após ser preso pelo ICE

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Um homem de 36 anos morreu sob custódia do Serviço de Imigração dos EUA (ICE) em um centro de detenção em El Paso, no Texas. Victor Manuel Diaz, natural da Nicarágua, foi encontrado inconsciente em sua cela na última quarta-feira, 14 de janeiro, segundo a CBS News. A causa da morte ainda é investigada.

Diaz foi detido em Minneapolis, Minnesota, no dia 6 de janeiro. Ele entrou ilegalmente nos Estados Unidos pelo México em 26 de março de 2024. A ICE informou que a morte está sendo investigada e, por ora, aponta suicídio como provável causa.

Além disso, o Departamento de Segurança Nacional confirmou que um cidadão mexicano morreu em um centro de detenção na Georgia: Heber Sanchez Dominguez, 34 anos, esteve preso por seis dias esperando julgamento antes de ser encontrado enforcado em sua cela. Pelo menos 15 pessoas já morreram sob custódia do ICE no último ano, segundo a agência.

A repercussão foi imediata, com milhares de pessoas nas ruas de Minneapolis e de outras localidades, pedindo o fim das ações da ICE. A morte de Renée Nicole Good, 37, ocorrida em 7 de janeiro após ser cercada por agentes em um veículo, agitou o debate. O governador de Minnesota, Tim Walz, e o prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, afirmam que as ações violam direitos constitucionais e trabalham para articular leis estaduais que restrinjam a atuação da agência na região.

Dados oficiais indicam que, entre o final de 2025 e janeiro de 2026, o ICE mobilizou mais de 2.000 agentes em Minnesota e prendeu mais de 400 pessoas.

Qual a sua opinião sobre o papel das autoridades migratórias nessas detenções e nas mortes ocorridas sob custódia? Deixe seu comentário abaixo para debater esse tema.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Xi Jinping viajará à Coreia do Norte, em primeira visita desde 2019

O presidente da China, Xi Jinping, viajará à Coreia do Norte na próxima semana, sua primeira visita ao país desde 2019, em uma...

Ex-príncipe Andrew sublocava imóveis em residência real, diz órgão britânico

Resumo: o ex-príncipe Andrew, irmão do rei Charles III, sublocou várias casas da Royal Lodge, em Windsor, recebendo as rendas sem pagar aluguel....

Princesa herdeira da Noruega entra na fila de espera para transplante de pulmão

Entre os destaques da realeza europeia, a princesa Mette-Marit, futura rainha da Noruega, foi colocada na lista de espera para transplante de pulmão...