Assembleia de Deus em PE pede silêncio de blocos carnavalescos durante cultos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Resumo para SEO: o inquérito civil aberto pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) em 15 de janeiro busca avaliar a convivência entre os blocos de Carnaval e atividades religiosas em Condado, cidade da Zona da Mata Norte de Pernambuco. O foco é entender como a organização dos blocos pode impactar os cultos da Assembleia de Deus de Condado, na região.

Segundo a igreja, os blocos devem evitar o uso de equipamentos sonoros e a produção de ruído ao passarem em frente aos templos durante o período das celebrações religiosas, que ocorrem diariamente das 19h às 21h. O som dos eventos carnavalescos é apontado como interferência direta na realização dos cultos.

O MPPE afirmou que o inquérito não tem caráter punitivo e visa ponderar a convivência entre a liberdade religiosa e a liberdade cultural, ambas garantidas pela Constituição Federal. A ideia é coletar informações sobre a organização do Carnaval no município e verificar se existem ações ou critérios que facilitem o diálogo entre manifestação cultural e local de culto.

Embora a portaria de abertura do procedimento cite a Prefeitura de Condado como “investigada”, o MPPE esclarece que não se trata de uma acusação à gestão municipal, mas de um levantamento de políticas públicas relacionadas ao Carnaval, com o objetivo de avaliar ações que contribuam para a convivência entre eventos culturais e espaços de culto e, se necessário, atuar como mediador.

Até o momento, a Assembleia de Deus de Condado não se manifestou sobre o caso. O MPPE reforça a importância de respeitar tanto a liberdade de culto quanto a expressão cultural, buscando soluções convenientes após a coleta de informações.

E você, o que acha desse equilíbrio entre celebrações culturais e espaços de culto? Compartilhe sua opinião nos comentários e conte como eventos locais impactaram a rotina de cultos ou atividades religiosas na sua região.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estudante enfrenta até 10 anos de prisão por postagem “transfóbica” em rede social

Isadora Borges é uma estudante universitária cuja situação pode gerar até 10 anos de prisão por publicações sobre identidade de gênero. Em julgamento...

Escola de samba vira alvo de críticas após desfile com sátiras religiosas e políticas

No Carnaval do Rio, a noite de domingo (15) ficou marcada por uma controvérsia envolvendo a escola Acadêmicos de Niterói, que apresentou um...

Maioria acredita em Deus, mas poucos frequentam cultos nos EUA, mostra estudo

A maioria dos adultos nos Estados Unidos diz acreditar em Deus ou em um espírito universal, mas a prática religiosa é bem mais...