A arte rupestre mais antiga do mundo foi encontrada na Indonésia, na caverna Liang Metanduno, na ilha de Sulawesi. A silhueta de uma mão foi identificada na rocha e a datação aponta pelo menos 67,8 mil anos atrás.
A pesquisa, publicada na revista Nature em 21 de janeiro de 2026, confirmou a idade da peça por meio de depósitos minerais na rocha, analisando as camadas que se formaram ao longo do tempo.
O local abriga várias pinturas que vão de 35 a 20 mil anos atrás. A equipe já havia encontrado outra pintura na mesma ilha em 2024; a nova peça, segundo a análise, representa a mais antiga do mundo.
Essa datação reforça a hipótese de que os primeiros humanos chegaram à Austrália há cerca de 65 mil anos, apontando uma rota de migração pelo norte, passando por ilhas até a Nova Guiné.
O estudo é liderado por cientistas da Griffith University, na Austrália, em parceria com a BRIN, agência nacional de pesquisa da Indonésia, e a Southern Cross University.
Os resultados ajudam a entender as primeiras dispersões humanas e o papel das rotas insulares na ocupação de regiões vizinhas, incluindo a Austrália.
Como você interpreta esse retrato da nossa história evolutiva? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments