MPF instaura inquérito civil sobre acesso à saúde de indígenas Tumbalalá na Bahia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Ministério Público Federal (MPF) abriu um inquérito civil para apurar o acesso à saúde de indígenas do Povo Tumbalalá em duas aldeias da Bahia. A medida foi formalizada por meio de uma Portaria assinada pelo procurador da República Marcos Antônio Carneiro Silva e publicada nesta sexta-feira (23).

A investigação teve origem em uma representação do Conselho Tradicional de Lideranças Indígenas do Povo Tumbalalá. O conselho solicitou que o Distrito Sanitário Especial Indígena da Bahia (DSEI/BA) não autorizasse atendimentos de saúde a pessoas que se autodeclaram Tumbalalá nas aldeias Lagoa da Pedra, em Abaré, e Tumbalalá Mata, em Curaçá. A partir dessa representação, foi aberto um Procedimento Preparatório, que foi convertido em inquérito civil para aprofundar as apurações.

O procurador determinou o cumprimento das diligências previstas. Conforme as regras internas do MPF, o prazo para tramitação do inquérito é de um ano, com possibilidade de prorrogação se necessário.

Essa medida mostra a atuação institucional na apuração de questões de saúde para povos tradicionais na Bahia, com base nas informações do Conselho Tumbalalá e de órgãos competentes.

Gostou da leitura? Deixe seu comentário com opiniões ou perguntas sobre o tema e como esse tipo de apuração pode impactar políticas públicas de saúde para povos tradicionais.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PRF alerta sobre cuidados na pista molhada após acidente com tombamento na BR-418 em Nova Viçosa

Nova Viçosa, BA - Na noite de quinta-feira (22), um tombamento na BR-418, em Nova Viçosa, envolveu um veículo que trafegava sem Carteira...

Polícia prende suspeito de matar homem na Lavagem do Bonfim, em Salvador

A Polícia Civil prendeu o suspeito de matar Joilson Santana de Souza e deixar outras sete pessoas feridas durante a Lavagem do Bonfim,...

Pouco antes de matar filho, pai usou faca em discussão com mulher. Veja vídeo

Em Manaus, na zona norte, um homem de 48 anos, Fernando Batista de Melo, é procurado pela Polícia Civil após ser apontado como...