A cidade de São Paulo realiza neste sábado (24/1) o Dia D da Vacinação, uma ação para incentivar a atualização da carteira de vacinação contra sarampo e febre amarela no início do ano.
As 481 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ficarão abertas das 8h às 17h para disponibilizar os imunizantes do calendário. Além disso, haverá pontos de vacinação em estações de metrô e de trem, terminais de ônibus e centros comerciais.
Quem deve se vacinar contra sarampo: crianças com a primeira dose aos 12 meses (tríplice viral) e a segunda aos 15 meses (tetra viral); pessoas de 5 a 29 anos devem tomar duas doses com intervalo mínimo de 30 dias; de 30 a 59 anos, uma dose; trabalhadores da saúde devem receber duas doses, conforme a situação, independentemente da idade.
Quem deve se vacinar contra febre amarela: crianças devem receber uma dose aos 9 meses e reforço aos 4 anos; pessoas que tomaram apenas uma dose antes dos 5 anos devem fazer reforço; pessoas de 5 a 59 anos que ainda não foram vacinadas precisam de uma dose única.
A ação conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo, do governo estadual e do governo federal. Para ampliar o alcance, o Ministério da Saúde enviou mais de 7,3 milhões de mensagens via WhatsApp alertando os paulistanos sobre a iniciativa.
No país, foram confirmados 38 casos importados de sarampo em 2025, todos ligados a viagens internacionais ou áreas de baixa cobertura vacinal; dois casos foram diagnosticados em São Paulo.
Sobre a febre amarela, o Brasil registrou 122 casos entre julho de 2024 e junho de 2025, com 48 óbitos. São Paulo concentrou 62 casos e 35 mortes.
E você, já conferiu sua carteira de vacinação ou sabe onde pode se vacinar hoje? Compartilhe nos comentários sua experiência ou dúvidas sobre a campanha.

Facebook Comments