Turista presa por ofensas racistas a ambulante é proibida de frequentar o Centro Histórico de Salvador por 1 ano

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Justiça da Bahia proibiu a turista gaúcha Gisele Madrid Spencer Cesar, 50 anos, de frequentar a Praça das Artes, no Centro Histórico de Salvador, por 12 meses. A medida foi determinada após audiência de custódia e atende a um pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA).

Além da proibição de circular pela área onde ocorreu o episódio, a decisão também estabelece que ela cumpra atos do processo, mantenha o endereço atualizado, compareça a todos os atos em juízo e, durante um ano, apresente-se bimestralmente para justificar suas atividades. A ordem impede ainda que ela se afaste da Comarca de Porto Alegre por mais de 10 dias sem autorização judicial e proíbe o contato com a vítima e com testemunhas.

Durante a audiência, a defesa pediu o relaxamento da prisão, alegando ausência de materialidade da injúria racial e falta de flagrante. O juiz entendeu que os elementos da investigação comprovam a ocorrência do crime e a situação de flagrante, mas decidiu conceder liberdade provisória ao acatar a posição do MP-BA, que abriu caminho para medidas alternativas à prisão.

Gisele foi presa após proferir ofensas racistas e cuspir em uma vendedora ambulante negra no Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador. O episódio motivou a autuação por injúria racial e resultou na imposição das medidas cautelares agora determinadas pela Justiça.

Qual é a sua leitura sobre essa decisão? Deixe sua opinião nos comentários sobre como a justiça tem lidado com casos de injúria racial em espaços públicos.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia Civil e PRF apresentam balanço do Carnaval 2026 com redução de crimes e poucos acidentes

Teixeira de Freitas: O período carnavalesco de 2026 no Extremo Sul da Bahia foi marcado por redução de crimes, poucos acidentes e...

Por unanimidade, STF anula norma de cidade paranaense que implantou o programa “Escola sem Partido”

Em julgamento nesta quinta-feira (19), os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram, por unanimidade, declarar inconstitucional uma lei do município de Santa Cruz...

Criança é baleada em ação que matou rifeiro em oficina de Jauá; homem morre em hospital

Uma criança foi atingida em meio a um tiroteio que baleou um rifeiro em uma oficina de Jauá, no município de Camaçari, na tarde...