O primeiro elefante-marinho monitorado do Brasil já está em Santa Catarina. O filhote, solto no Paraná nesta semana, atravessa as águas oceânicas rumo à Patagônia argentina, acompanhado por pesquisadores. O animal usa um transmissor de satélite na cabeça, que funciona como uma antena e permite o acompanhamento do trajeto, já que a presença da espécie na costa brasileira é rara.

A soltura ocorreu na quarta-feira (21). Na sexta (23), o filhote já estava na região de Barra Velha, em Santa Catarina, avançando para o Sul. Nos próximos meses, ele deve percorrer cerca de 2.500 quilômetros até a Península Valdés, na Argentina, onde a espécie costuma se reproduzir.
“Esse animal pode procurar a costa para descansar, como em Balneário Camboriú. Quanto antes afastarmos pessoas e animais, melhor será. Não o devolvam nem forcem o retorno dele para a água”, pediu a equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) em caso de avistamento. Em contato, ligue para 0800 642 3341 ou (47) 99214-0960 para assistência.
Continue a leitura no site NSC Total, parceiro do Metrópoles.
O caso reforça a importância do monitoramento de espécies marinhas no litoral brasileiro e da atuação de equipes como o PMP-BS na orientação de moradores e na orientação de ações em caso de avistamento.
E você, já observou deslocamentos de animais marinhos perto da sua região? Compartilhe suas experiências, perguntas ou opiniões sobre o monitoramento de fauna marinha no litoral nos comentários abaixo.

Facebook Comments