Suécia estuda reduzir maioridade penal para 13 anos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O governo da Suécia propõe reduzir a idade mínima de prisão para crimes graves de 15 para 13 anos, com uma pena mínima de quatro anos para crimes como homicídio, tentativa de homicídio, estupro qualificado e destruição qualificada da segurança pública. A medida integra um conjunto de mudanças no tratamento de jovens infratores, com vigência prevista a partir de julho e validade por cinco anos.

“O objetivo é que, em cinco anos, tenhamos dado passos significativos na prevenção da criminalidade que nos vejamos diante de uma escolha real: retornar ao limite de 15 anos ou tornar o limite de 13 anos permanente”,

Em 2025, 52 jovens com menos de 15 anos estiveram envolvidos em processos judiciais por homicídio e conspiração para homicídio. É impressionante, segundo o ministro, indicando a percepção de uma situação urgente.

Atualmente, infratores menores de 15 anos não podem ser punidos; eles são acolhidos pelos serviços sociais, podendo ser encaminhados a um lar familiar, a uma instituição para crianças com deficiência ou retornar à casa. Crimes menos graves continuam a ser tratados pelos serviços sociais.

O projeto de lei será encaminhado ao Conselho de Legislação e, depois, ao Parlamento. A previsão é de que a redução entre em vigor em julho e tenha validade por cinco anos.

O Serviço Prisional e de Liberdade Condicional da Suécia já reservou 54 vagas para jovens de 13 a 17 anos em centros de detenção juvenil para este verão (início em junho). O número deve subir para 300 até 2027, segundo o Sweden Herald.

Sob o projeto, para um jovem de 13 anos, a pena será apenas um décimo da pena de um adulto; para um de 14 anos, será um quinto. Isso corresponde a aproximadamente 1 a 2 anos de detenção para 13 anos e 3 a 4 anos para 14 anos. Após cumprir a pena, o adolescente passará por dois anos de liberdade condicional controlada.

Além da detenção, os juízes poderão optar por supervisão e acolhimento de jovens, principalmente se a pena for menor, de um ano ou menos.

Em geral, as penalidades para jovens menores de 18 anos na Suécia podem incluir multa, acolhimento institucional, prestação de serviços à juventude, supervisão juvenil ou prisão juvenil.

Outras mudanças previstas:

  • Os jovens de 18 a 20 anos passarão a ser tratados como adultos, sem desconto de idade por infração legal.
  • A pena máxima para jovens menores de 18 foi elevada de 14 para 18 anos.
  • A pena de supervisão juvenil foi ampliada com prisão domiciliar por um dia adicional por semana, além da proibição de frequentar determinados locais.

A proposta marca uma mudança significativa no tratamento de jovens infratores na Suécia, buscando prevenir a criminalidade por meio de medidas que variam de penas proporcionais para 13 e 14 anos até maior rigor para jovens até 20 anos.

Gostou da leitura? Compartilhe sua opinião nos comentários: você acredita que reduzir a idade de responsabilidade penal para 13 anos é o caminho para prevenir crimes graves, ou que o limite atual protege melhor os jovens? Deixe sua visão abaixo e participe do debate.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

‘O Agente Secreto’ recebe duas indicações no BAFTA, o Oscar britânico; Brasil recebeu 4 indicações no total

O Agente Secreto, longa estrelado por Wagner Moura, foi indicado em duas categorias no Bafta: Melhor Filme em Língua Estrangeira e Melhor Roteiro....

Governador de Santa Catarina se manifesta sobre morte do cão Orelha

Em vídeo publicado nesta segunda-feira (26/1), o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), afirmou que atos de violência contra animais não ficarão...

Operação afasta secretário e funcionária da prefeitura de Itagibá suspeitos em esquema de corrupção em contratos públicos

Um secretário de Itagibá, no Médio Rio de Contas, Sudoeste baiano, e uma servidora da controladoria municipal...