TRE-BA cassa mandatos de vereadores em cidade da RMS acusados de fraude à cota de gênero

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Meta description: TRE-BA cassou os mandatos de vereadores em Dias d’Ávila por fraude à cota de gênero. Joabe Palmeira (PSB) permanece cassado; Maria Imperatriz (PSD) teve mandato cassado após recurso. Veja os próximos passos e o que dizem as decisões.

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) cassou os mandatos dos vereadores Joabe Palmeira (PSB) e Maria Imperatriz (PSD) de Dias d'Ávila, na Região Metropolitana de Salvador. A decisão envolve fraude à cota de gênero na eleição de 2024. No julgamento sobre o PSB, a corte negou provimento ao recurso da defesa, mantendo a sentença de primeiro grau para Joabe Palmeira. Já no caso do PSD, o TRE-BA deu provimento ao recurso, reconhecendo fraude à cota de gênero e cassando o mandato de Maria Imperatriz.

Relator do processo, o desembargador Ricardo Maracajá afirmou que o conjunto de provas apontou votação pouco expressiva, ausência de atos efetivos de campanha e outros elementos típicos de burla à legislação eleitoral, afastando a tese de desistência política das candidatas. A defesa chegou a sustentar que o rompimento entre PT e PSB teria levado a uma desistência coletiva, argumento que não foi acolhido pela maioria.

No caso do PSD, o TRE-BA reconheceu indícios como prestação de contas padronizada, inexistência de campanha efetiva e promoção de terceiros, configurando candidatura fictícia. Apesar da cassação, a decisão não tem efeitos imediatos.

CABE RECURSO Ainda cabem embargos de declaração no TRE-BA e, posteriormente, recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A perda definitiva dos mandatos ocorrerá apenas após o trânsito em julgado, ou seja, a decisão final da instância superior.

Acompanhe os desdobramentos deste caso e traga sua opinião nos comentários: você acredita que as regras de cota de gênero estão sendo, de fato, fiscalizadas? Compartilhe seu ponto de vista.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vitória se reapresenta após Ba-Vi e treina visando estreia no Campeonato Brasileiro

Após a derrota por 1 a 0 para o Bahia no domingo (25), o Vitória se reapresentou na segunda-feira (26) e já iniciou...

Moradores da Ribeira denunciam “privatização” da faixa de areia com placas de “proibido cooler”; veja vídeo

Moradores e frequentadores da Praia da Ribeira denunciaram, por meio de vídeos nas redes sociais, a instalação de placas que proíbem o uso...

Madrasta denuncia caso de assédio contra atleta de base de 13 anos em campeonato no interior de São Paulo

Uma denúncia de assédio envolvendo um adolescente de 13 anos, atleta de futebol de base, ganhou repercussão após a madrasta Camila Marques divulgar...