Comissão Europeia abre investigação contra o X por imagens sexualizadas do Grok

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Meta descrição: Comissão Europeia abre investigação contra a X sobre o Grok, IA que gera imagens sexualizadas, avaliando conformidade com a Lei de Serviços Digitais e riscos de conteúdo ilegal na União Europeia.

A Comissão Europeia anunciou a abertura de uma investigação contra a X, rede social de Elon Musk, pela criação de imagens sexualizadas e sem consentimento geradas pela IA Grok. O objetivo é verificar se a plataforma cumpriu as obrigações da Lei de Serviços Digitais ao mitigar riscos associados ao Grok, incluindo a possível distribuição de conteúdo ilegal.

“Estes riscos parecem ter se concretizado. Por isso, a Comissão investigará se o X cumpre com suas obrigações para avaliar e mitigar riscos sistêmicos e de produzir e enviar à Comissão um relatório de riscos ad hoc sobre as funcionalidades do Grok que tenham um impacto fundamental no perfil de risco do X antes de lançá-lo”, afirmou o órgão.

Antes de iniciar a investigação formal, a União Europeia já havia determinado que a X conserve toda a documentação interna relativa ao Grok para 2026, no âmbito da apuração sobre a política da plataforma contra conteúdos ilegais. A medida surge em meio a controvérsias envolvendo imagens de crianças e mulheres nuas geradas pela IA, que levaram o governo da França a processar a X nos tribunais, além de casos de negacionismo do Holocausto veiculados pela IA.

A Comissão também aponta que, se as acusações se confirmarem, a X pode violar vários artigos da Lei de Serviços Digitais, incluindo a avaliação e mitigação de riscos sistêmicos para os cidadãos europeus. Em dezembro do ano passado, Bruxelas já multou a X em 120 milhões de euros por descumprimento de exigências de transparência, relacionadas ao selo de verificação azul, à transparência do repositório de anúncios e ao acesso a dados públicos para pesquisadores. Além disso, a UE prorrogou a investigação iniciada em 2023 sobre a gestão de riscos dos sistemas de recomendação da plataforma, que incluirá o impacto de um sistema baseado em IA como o Grok.

Opine nos comentários: você acha que ações rigorosas da UE são suficientes para conter conteúdos gerados por IA e exigir mais transparência das plataformas? Compartilhe sua visão sobre o papel da regulamentação na moderação de conteúdos do Grok e do X.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trump eleva tarifas à Coreia do Sul para 25% e cita impasse no Parlamento

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (27) que elevou as tarifas sobre produtos da Coreia do Sul de 15%...

Às vésperas da estreia na Nasdaq, PicPay registra demanda de US$ 3 bilhões

PicPay atrai forte interesse antes da estreia na Nasdaq. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, a demanda pelas ações já soma...

Acidente de avião na Colômbia deixa 15 mortos

Um acidente de avião na Colômbia deixou ao menos 15 mortos, segundo autoridades locais. A aeronave, operada pela Satena, sumiu próximo à fronteira...