Na Bahia, a renovação automática da CNH para bons condutores já beneficiou mais de 28 mil motoristas, segundo dados do Detran-BA obtidos pelo Bahia Notícias. A iniciativa vale para quem não cometeu infrações nos últimos 12 meses e está cadastrado no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), permitindo a atualização do documento de forma automática, sem exames presenciais, deslocamento aos Detrans ou taxas adicionais. O processo é realizado pelo sistema da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e, ao vencer, a atualização é incorporada à base nacional e disponibilizada no app CNH Brasil. Além da renovação, os condutores beneficiados passam a receber o selo Bom Condutor no aplicativo como reconhecimento pelo comportamento responsável.
A Resolução nº 1.020/2025 do Contran traz mudanças na formação de condutores em todo o país. Além do programa Bom Condutor, a norma traz novidades para quem está tirando a primeira CNH, alterando regras do processo de formação.
A baliza Na prática, a norma não exige mais explicitamente o teste de baliza, o que levou alguns estados a retirar a prova das avaliações. São Paulo, Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Goiás já eliminaram a manobra do exame oficial.
Porém, o Detran-BA informou que não deve retirar a baliza da prova no estado, e fará apenas uma alteração na ordem cronológica da realização da manobra, devendo-a ocorrer ao final do circuito.
Outra novidade é a autorização para o uso de carros automáticos nas provas práticas. Esses veículos poderão participar das avaliações na Bahia após a publicação do Manual Brasileiro de Direção Veicular, do Contran. O órgão estadual não detalhou se quem faz a prova com automáticos poderá dirigir também veículos manuais e afirmou que aguarda as normas oficiais do Contran.
Fique atento às mudanças no processo de obtenção e renovação da CNH na Bahia e no país. Como isso pode impactar você ou alguém que você conhece? Compartilhe sua opinião nos comentários e conte sua experiência.

Facebook Comments