Vice do PT quer “fechar” com centro para garantir vitória nos estados

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

PT traça diretriz para 2025 com foco no Senado e alianças estratégicas com o centro

Em outubro, cerca de 150 milhões de brasileiros vão às urnas. Com dois terços das cadeiras do Senado em jogo, direita e esquerda voltam sua atenção para a disputa, consolidando o Senado como eixo decisivo para a governabilidade e reformas em 2025.

O vice-presidente do PT, Washington Quaquá, destaca a posição estratégica do Senado na definição de questões de Estado. Entre elas, a sabatina de ministros indicados ao STF, a nomeação de novos embaixadores e a possibilidade de impeachment de ministros do STF.

Para enfrentar a estratégia da direita, que busca ampliar sua presença no Senado, o PT, sob o governo de Lula, trabalha para impedir que aliados de Bolsonaro avancem. Quaquá afirma que é essencial construir alianças com o centro em todos os estados, combinando candidaturas de esquerda e centro para vencer a ultradireita e manter um Senado democrático.

“Tenho defendido que em todos os estados, a esquerda tenha uma aliança prioritária com o centro. Como são duas candidaturas, sempre uma candidatura de esquerda aliada a uma de centro para que juntas as duas possam vencer a ultradireita e ter um Senado democrático”, afirmou Quaquá.

Diretriz do partido

A direção nacional do PT aprovou, em dezembro do ano passado, uma resolução para guiar as negociações políticas em 2025. O partido prioriza a construção de chapas “competitivas” para o Senado, para sustentar a campanha de Lula à reeleição e garantir governabilidade.

Segundo o documento, o Senado, em particular, deve ser tratado como prioridade, uma vez que sua composição será determinante para a aprovação de reformas estratégicas. Por isso, o PT vê como indispensável disputar as vagas com força, valendo-se de alianças e mobilização social.

Essa leitura reforça o objetivo de consolidar um espaço que permita avançar reformas e manter o governo estável, frente aos desafios políticos regionais e nacionais.

E você, qual a sua leitura sobre a estratégia do PT para o Senado em 2025? Compartilhe sua opinião nos comentários e participe do debate sobre o futuro político do país.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Copa 2030: Marrocos é acusado de planejar abate de 3 milhões de cães

Marrocos é um dos países sedes da Copa do Mundo de 2030. Espanha e Portugal são as outras nações que receberão o torneio

Athletico-PR x Corinthians: saiba onde assistir ao jogo do Brasileirão

Athletico-PR e Corinthians se enfrentam em jogo válido pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro. Equipes tem bom início de temporada

Sheila Lemos admite deixar prefeitura de Vitória da Conquista para ser vice de ACM Neto

A prefeita de Vitória da Conquista, no Sudoeste, Sheila Lemos (União), afirmou de forma pública, pela primeira vez, que considera a possibilidade de deixar...