A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou a manutenção da bandeira verde para fevereiro, o que significa que não haverá cobrança de custos adicionais na fatura de energia do consumidor. O sistema de bandeiras tarifárias aponta o custo da energia para residências, comércio e indústria e é ajustado conforme as condições do setor.
Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia. As cores indicam o custo mensal para o Sistema Interligado Nacional (SIN) e são definidas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS com base na previsão de variação do custo da energia.
A Aneel informou que as chuvas foram mais expressivas nos últimos 15 dias de janeiro, contribuindo para a recuperação dos reservatórios das usinas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Com isso, não será necessário o despacho das usinas termelétricas mais caras, o que sustenta a escolha pela bandeira verde.
O ONS reavalia as condições de operação mensalmente, definindo a melhor estratégia de geração para atender à demanda e traçando uma previsão de custos a serem cobertos pelas Bandeiras. A evolução dessas condições orienta a cor da bandeira a vigorar no mês.
Para fevereiro, a notícia traz previsibilidade de custos, já que não haverá cobrança adicional na fatura. Acompanhe as próximas divulgações da Aneel e compartilhe nos comentários como essa notícia impacta seu bolso e sua visão sobre o tema. E você, o que tem observado na sua cidade sobre o custo da energia?

Facebook Comments