Rússia admite que atacou Ucrânia enquanto negocia com ucranianos e americanos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


A Rússia admitiu, neste sábado, que continua bombardeando massivamente as infraestruturas energéticas da Ucrânia, em meio às negociações tripartites mediadas pelos EUA em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. O Ministério da Defesa informou ataques com mísseis de alta precisão e longo alcance e drones de assalto contra oficinas de fabricação de aparelhos não tripulados e instalações energéticas usadas pela indústria militar ucraniana. “Todos os objetivos do ataque foram atingidos”, afirmou o órgão.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky pediu aos parceiros para não atrasarem a entrega de baterias antiaéreas após o novo ataque, que envolveu 21 mísseis e 375 drones e deixou ao menos uma vítima. Zelensky destacou a necessidade de cumprir tudo o que foi acordado com o presidente dos EUA, Donald Trump, em Davos, no que se refere à defesa antiaérea.

A Força Aérea ucraniana detalhou que, na noite de sexta-feira, a Rússia lançou dois mísseis anti navio 3M22 Zircon a partir da Crimeia; doze mísseis de cruzeiro Kh-22/Kh-32 a partir do espaço aéreo da região de Briansk; seis mísseis balísticos Iskander-M/S-300 de Briansk e da Crimeia; e um míssil aéreo guiado Kh-59/Kh-69 a partir do espaço aéreo de Kursk. Além disso, foram lançados 375 drones de ataque Shahed, Gerbera, Italmas e outros tipos, vindos de Kursk, Oriol, Millerovo, Shatalovo, Briansk e da região de Donetsk, ocupada.

Segundo a Direção-Geral do Serviço Estadual de Emergência da Ucrânia, em Kiev, uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas. A vítima era moradora do edifício da fábrica de doces Roshen, atingido pelo ataque.

A ofensiva evidencia a escalada em meio às negociações em curso, mantendo pressão sobre infraestrutura crítica e sobre as entregas de defesa antiaérea solicitadas pela Ucrânia e seus parceiros.

Gostou da síntese? Comente abaixo com suas opiniões sobre o desdobramento entre Rússia e Ucrânia e as implicações para a segurança na região.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Laser, peelings e injeções: Por que homens estão recorrendo cada vez mais as cirurgias estéticas?

Homens estão buscando cirurgia estética com mais frequência, um fenômeno particularmente visível no Oriente Médio e na América Latina, segundo dados apresentados neste...

Trump diz que novo presidente do Fed fará ‘bom trabalho’ para reduzir juros

O presidente Donald Trump, atual presidente dos EUA desde janeiro de 2025, afirmou nesta quinta-feira que o Federal Reserve terá um novo líder...

EUA declaram emergência nacional contra Cuba e ampliam sanções com foco em petróleo

Estados Unidos, sob a presidência de Donald J. Trump, declararam uma emergência nacional e assinaram uma nova Ordem Executiva que amplia sanções contra...