Cirurgia de catarata feita por Lula é a mais realizada e com maior fila no SUS

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A cirurgia de catarata, realizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na manhã desta sexta-feira (30), é o procedimento oftalmológico mais feito no SUS e também o que concentra a maior fila de espera. Um ano atrás, cerca de 179 mil pessoas aguardavam pela operação na rede pública em todo o país.

Entre 2015 e 2024, o número de cirurgias de catarata realizadas pelo SUS aumentou cerca de 150%, saindo de 470,2 mil para aproximadamente 1,2 milhão de procedimentos, segundo o Observatório da Saúde Ocular, do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).

Somente em 2024, até novembro, foram realizadas 1.034.714 cirurgias de catarata. Desde 2015, o total acumulado chega a cerca de 7,8 milhões de procedimentos na rede pública.

O avanço é contínuo. Em 2022, foram 846,7 mil cirurgias; em 2023, 983,5 mil. Em relação ao perfil dos pacientes em 2024, 59% foram homens. A maior concentração ficou entre 40 e 69 anos (52%), enquanto pessoas com 70 anos ou mais responderam por 46% do total, segundo dados da Globo.

A visão é proteção essencial para a independência, e os números mostram o ganho de acesso ao tratamento via SUS. O que você acha dessa evolução e das estratégias para reduzir filas? Compartilhe seu ponto de vista nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda por que os celulares não funcionam direito em lugares lotados

Quem vai às ruas durante o Carnaval, frequenta festivais de música ou jogos de futebol, se habituou a enfrentar falhas de conexão no celular....

Campeonato Mineiro: Atlético e América fazem duelo de ida das semis

Duelo de ida da semifinal do Campeonato Mineiro acontece neste domingo (22/2), às 18h, na Arena MRV

Em começo de ano ruim, Flamengo busca final do Campeonato Carioca

Flamengo disputa ida da semifinal do Campeonato Carioca em meio a um 2026 turbulento, após um ano recheado de títulos