O senador Otto Alencar, presidente estadual do PSD na Bahia, afirmou estar vivendo um momento doloroso da sua carreira política após a confirmação da saída do senador Angelo Coronel do partido, em razão de acusações de “marginalização” no processo eleitoral. Em declaração ao Programa Frequência News, da rádio Boa FM (96.1), de Itabuna, no sul baiano, neste domingo (1º), Alencar destacou que, apesar das falas, respeita muito o senador Coronel.
Os senadores são compadres, já que Diego Coronel é afilhado do dirigente. Relembrando sua trajetória recente no Congresso, Otto explicou que, mesmo frustrado com o cenário atual, ele e Coronel já trilhavam caminhos distintos em Brasília.
No Senado, Otto contextualizou sua atuação: manteve uma linha de alianças com o governo Lula, sendo oposição a Michel Temer e a Bolsonaro. Já Coronel é visto como mais à direita, tendo tomado decisões de apoiar, na época, o governo Bolsonaro, além de ser crítico do governo Lula. Essa diferença de posicionamento ajuda a entender o momento de tensão entre os dois.
O senador também destacou que nunca “tomou iniciativa de tirar do partido ou defenestrar ele [Coronel]”. Ele citou ainda que Coronel teria tentado, por meio de interlocução direta com Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, promover neutralidade total na Bahia e romper com o PT. Otto, por sua vez, defendeu a aliança, ressaltando a importância para a maioria dos candidatos da sigla em 2026.
“É talvez o momento mais difícil da minha vida, porque não estou decidindo daquilo que eu vou fazer. Estou decidindo daquilo que a maioria quer que eu faça. E, lamentavelmente, aconteceram esses ajustes”, explicou o líder partidário. Ao final, Otto voltou a frisar que respeita muito o senador, reconhecendo que Coronel é um político de destaque. “Mas, às vezes, a vida política junta e, às vezes, separa”, concluiu.
E, você, o que acha sobre os desdobramentos na Bahia? Deixe sua opinião nos comentários e participe da discussão sobre o futuro político da região e as alianças para 2026.

Facebook Comments