A quebra de braço entre Lula e Haddad e o que está por trás dela

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Em entrevista ao portal UOL, Lula deixou claro que, se o vice-presidente Geraldo Alckmin decidir disputar o governo de São Paulo, o PT apoiará fortemente a candidatura dele. Caso contrário, Alckmin pode retornar como vice de Lula nas eleições de outubro próximo. O presidente também comentou como planeja montar o palanque paulista, dizendo que ainda não conversou com Haddad nem com Alckmin, e que Simone Tebet tem papel a cumprir, embora ainda não tenha sido debatido com ela.

Alckmin é visto hoje como a unanimidade para o posto de vice dentro do PT e figura entre os nomes cotados para suceder Lula caso ele conquiste um quarto mandato. A experiência do ex-governador de São Paulo é apontada como força política relevante no Estado, com a expectativa de que ele possa atuar para viabilizar o palanque da esquerda, conectando candidatos ao governo e ao Senado.

No eixo nacional, Haddad e Simone Tebet aparecem como peças-chave para o governo de São Paulo. Segundo interlocutores, se depender de Lula, Haddad poderia disputar a vaga de Tarcísio de Freitas (Republicanos), enquanto Tebet seria candidata a uma vaga no Senado. Haddad, porém, tem reiterado que não quer concorrer neste ano e quer apenas coordenar a campanha, sinalizando cansaço e até cogitando deixar o Ministério da Fazenda.

Haddad já enfrentou resistência dentro do PT: parte do partido nunca o viu com bons olhos, o que aumenta o risco de sabotagem a uma eventual candidatura dele ao governo paulista ou ao Senado. Haddad admite que Lula tenta convencê-lo a concorrer este ano, mas ele prefere manter o foco na coordenação da campanha e no futuro político de 2030. Em 2018 disputou a presidência a pedido de Lula, que estava preso; em 2022, candidatou-se ao governo de SP para ajudar Lula, mas perdeu.

E você, o que acha das estratégias em jogo para São Paulo e para o cenário federal? Alckmin deve concorrer ao governo ou continuar como vice? Haddad tem futuro como candidato em 2030 ou como coordenador? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é preso por armazenamento de pornografia infantil em Salvador

Um homem de 25 anos foi preso nesta quinta-feira (5), no bairro de São Caetano, em Salvador, em cumprimento a mandado de prisão...

A reação dos sindicatos ao fim dos “penduricalhos” no serviço público

STF suspende penduricalhos no serviço público e acende debate sobre o teto salarial A decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Ex-ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes avalia falhas na gestão do semiárido baiano durante evento em Irecê

Meta descrição: Ciro Gomes participa do Fórum SOS Bahia em Irecê para discutir caminhos para transformar a realidade do semiárido baiano, enfatizando a...