MP investiga blocos de carnaval de São Paulo por superlotação

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Resumo para SEO: Ministério Público de São Paulo investiga a superlotação de blocos de carnaval na Rua da Consolação, no centro da cidade, após a coincidência de dois megablocos. A operação envolveu a prefeitura, a Polícia Militar e relatos de público sobre momentos de confusão, com medidas de contingência sendo acionadas para manter a folia.

A investigação do Ministério Público de São Paulo vai apurar a concentração simultânea de dois megablocos neste domingo (8): o Skol, cuja atração principal era Calvin Harris, e o Acadêmicos do Baixo Augusta, que desfilaram na mesma Rua da Consolação em horários próximos (11h30 e 14h, respectivamente). A aglomeração gerou congestionamento, confusão e atrasos nas apresentações, com foliões passando mal e pessoas se agarrando às grades de contenção.

A Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo instaurou uma sindicância nesta segunda-feira (9) para apurar as falhas no planejamento e na organização do evento. A reportagem destaca que houve tumulto, com foliões pressionados contra grades e alguns chegando a subir em beirais e banheiros químicos, gerando uma cena de preocupação na região central.

Em meio ao transtorno, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) classificou o primeiro fim de semana de folia como “sucesso”. “Se considerarmos a quantidade de pessoas e as poucas ocorrências, a conclusão é que foi um sucesso”, disse em entrevista à GloboNews. Em nota, a Prefeitura informou ter acionado um plano de contingência, sem detalhar os motivos de autorizar dois desfiles tão grandes na mesma data ou apontar falhas.

A gestão destacou que, para atender aos foliões, houve abertura de vias de escape e retirada de gradis para melhorar a mobilidade. A Guarda Civil Metropolitana passou a conduzir o trio elétrico para evitar novas paradas, conforme relato da prefeitura.

A Polícia Militar informou não haver registros de feridos graves, mas não confirmou o estado de saúde de quem passou mal ou quantos agentes acompanharam o evento, afirmando apenas que houve ampliação do efetivo devido à superlotação.

Antes das 12h, o desfile do Skol começou com a apresentação de Nattan, Xand Avião, Felipe Amorim e Zé Vaqueiro, na esquina entre a Rua da Consolação e a Rua Pedro Taques. Pouco depois das 12h, a folia parou de andar, houve empurra-empurra e alguns foliões passaram mal, com interrupções nas performances.

A prefeitura informou que, a partir das 14h55, acionou ações de contingência, como abertura das transversais da Consolação para facilitar a saída do público e bloqueio de novas entradas no circuito. A partir desse momento, a prefeitura disse que a Guarda Civil Metropolitana assumiu a condução do trio para manter a folia em movimento.

Por volta das 16h, a administração afirmou que o desfile prosseguia na região central sem incidentes graves. Postos médicos estavam em funcionamento para atender quem procurou atendimento, mas não houve registros de ocorrências significativas. À noite, segundo a PM e os organizadores, a situação se normalizou e muita gente relatou nas redes sociais as dificuldades enfrentadas no pré-carnaval.

Com informações do Estadão Conteúdo, este resumo reúne os principais desdobramentos da operação. Relevante é que autoridades públicas estão apurando as falhas de organização, enquanto a cidade busca manter a folia com segurança para moradores, foliões e comerciantes da região.

E você, participou ou acompanhou a movimentação na Avenida Consolação neste fim de semana? Acha que a organização dos blocos pode melhorar para evitar superlotações futuras? Compartilhe sua opinião nos comentários e conte como foi a sua experiência.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Professora, espírita e ‘mãe de pet’: quem é a mulher que morreu após nadar em piscina de academia

Segundo a polícia, Juliana Faustino Bassetto, de 27 anos, professora de natação, morreu no último sábado após passar mal durante uma aula na...

Carnaval é feriado? Confira o calendário de fevereiro de 2026

Carnaval 2026: calendário, pontos facultativos e feriados no Brasil O Carnaval de 2026 será celebrado entre os dias 14 e 17 de fevereiro, com...

Piloto é preso em Congonhas após receber dinheiro por ‘venda’ de meninas

Um piloto da Latam, de 60 anos, foi preso dentro de uma aeronave no Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo....