JBS investe US$ 150 milhões em hub multiproteínas em Omã

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


JBS acelera expansão na região do Oriente Médio: a empresa anunciou a criação de um hub multiproteínas em Omã, com investimento total de US$ 150 milhões. O valor inclui a aquisição de 80% de uma holding de alimentos em joint venture com a Oman Food Capital (OFC), braço de investimentos da Oman Investment Authority (OIA).

A iniciativa prevê a instalação de duas unidades industriais: uma planta integrada de aves e uma unidade para processamento de bovinos e ovinos. Quando operarem em plena capacidade, as fábricas poderão processar cerca de 600 mil frangos por dia, além de 1.000 bovinos e 5 mil cordeiros diários, alcançando uma produção anual superior a 300 mil toneladas entre as proteínas.

Os recursos do projeto vão, principalmente, para a conclusão da planta de aves da ANamaa, em Ibri, e para a unidade de carne bovina e cordeiro da Al Bashayer, em Thumrait. A previsão é iniciar a produção de carne bovina e ovina em cerca de seis meses e a produção de aves em cerca de 12 meses.

A JBS também planeja estruturar uma cadeia regional de fornecimento de animais, com participação de países da África e do Oriente Médio. Haverá um confinamento piloto para recebimento de animais vivos; após essa etapa, os animais serão processados nas unidades locais.

No caso das aves, a estratégia é atuar desde a produção até o processamento, criando uma cadeia local integrada. Esse projeto marca o primeiro investimento na etapa inicial da cadeia produtiva no Oriente Médio e amplia a presença da JBS na região, que já opera fábricas e emprega cerca de 1,6 mil pessoas.

Estimativas indicam que o hub multiprotéinas gerará mais de 3 mil empregos diretos nos próximos cinco anos e fortalece a posição de Omã como plataforma de produção halal para exportação regional, alinhada à Visão 2040 do Sultanato. Com a operação, a JBS passa a atuar em 26 países, distribuídos por cinco continentes, ampliando sua presença global e a construção de plataformas produtivas locais em mercados estratégicos.

Essa investida reforça a estratégia da empresa de diversificação geográfica e de cadeias produtivas, buscando maior resiliência diante de alterações geopolíticas e de demanda. O que você acha dessa aposta em produção local e integração regional na área de proteínas? Compartilhe suas opiniões nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Redes sociais são julgadas nos EUA por tornarem crianças dependentes

Meta description: Julgamento histórico em Los Angeles acusa Alphabet e Meta de projetarem redes sociais para tornar crianças dependentes, com depoimentos de Zuckerberg,...

Caso Epstein bota pressão na família real e faz herdeiro romper silêncio sobre princípe Andrew

Meta descrição: A realeza britânica volta a divergir os holofotes com novas mensagens ligando o Príncipe Andrew a Jeffrey Epstein. Charles III e...

Parlamento da Venezuela adia sessão para aprovar lei de anistia

Deputados venezuelanos votaram na semana passada a favor de uma lei de anistia histórica que abrange quase três décadas do chavismo. O texto,...