PF desmonta contrabando milionário que usava excursões de turismo

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


Operação Carga Dividida: PF e Receita Federal desarticulam esquema de descaminho na fronteira Brasil-Uruguai


PF desmonta contrabando milionário que usava excursões de turismo
1 de 1 PF desmonta contrabando milionário que usava excursões de turismo – Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal (PF) e a Receita Federal deflagraram, na manhã desta terça-feira (10/2), a Operação Carga Dividida, voltada ao combate a um esquema criminoso envolvendo descaminho, contrabando, lavagem de dinheiro e organização criminosa na fronteira do Brasil com o Uruguai.

As investigações apontam que o grupo utilizava falsas excursões de turismo como fachada para introduzir grandes quantidades de bebidas alcoólicas no país de forma irregular.

As viagens saíam de Criciúma, em Santa Catarina, com destino a cidades da região de fronteira, principalmente Jaguarão, no Rio Grande do Sul.

Durante a ação, foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão e 41 medidas cautelares diversas da prisão, em nove municípios catarinenses.

A Justiça também determinou o bloqueio de até R$ 31 milhões em contas bancárias e o sequestro de aproximadamente R$ 9 milhões em veículos e imóveis.

Segundo apuração, os suspeitos compravam bebidas e outros produtos em free shops e, posteriormente, dividiam as mercadorias entre passageiros das excursões, usando cotas para burlar a fiscalização.

Os itens eram reunidos novamente e destinados à revenda em larga escala.

Os investigados estão proibidos de deixar o país e devem entregar seus passaportes à Polícia Federal.

Qual é a sua opinião sobre as ações de combate ao descaminho na fronteira Brasil-Uruguai? Deixe seu comentário abaixo e participe da discussão.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dois jovens morrem afogados durante banho de mar na orla norte de Porto Seguro

Porto Seguro, Bahia — Dois jovens morreram por afogamento na tarde desta segunda-feira, 9, em um trecho da orla norte entre as praias...

Ministro do STJ nega acusações de assédio sexual em carta a colegas e afirma estar internado

O ministro Marco Buzzi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), falou pela primeira vez após ser acusado de assédio sexual por duas mulheres....

STJ discute afastamento de ministro Marco Buzzi após novas denúncias de importunação sexual no CNJ

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) realiza nesta terça-feira (10) uma reunião extraordinária para discutir as denúncias de importunação sexual envolvendo o ministro...