Operação Carga Dividida: PF e Receita Federal desarticulam esquema de descaminho na fronteira Brasil-Uruguai

A Polícia Federal (PF) e a Receita Federal deflagraram, na manhã desta terça-feira (10/2), a Operação Carga Dividida, voltada ao combate a um esquema criminoso envolvendo descaminho, contrabando, lavagem de dinheiro e organização criminosa na fronteira do Brasil com o Uruguai.
As investigações apontam que o grupo utilizava falsas excursões de turismo como fachada para introduzir grandes quantidades de bebidas alcoólicas no país de forma irregular.
As viagens saíam de Criciúma, em Santa Catarina, com destino a cidades da região de fronteira, principalmente Jaguarão, no Rio Grande do Sul.
Durante a ação, foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão e 41 medidas cautelares diversas da prisão, em nove municípios catarinenses.
A Justiça também determinou o bloqueio de até R$ 31 milhões em contas bancárias e o sequestro de aproximadamente R$ 9 milhões em veículos e imóveis.
Segundo apuração, os suspeitos compravam bebidas e outros produtos em free shops e, posteriormente, dividiam as mercadorias entre passageiros das excursões, usando cotas para burlar a fiscalização.
Os itens eram reunidos novamente e destinados à revenda em larga escala.
Os investigados estão proibidos de deixar o país e devem entregar seus passaportes à Polícia Federal.
Qual é a sua opinião sobre as ações de combate ao descaminho na fronteira Brasil-Uruguai? Deixe seu comentário abaixo e participe da discussão.

Facebook Comments