A Unidade de Acolhimento de Adultos (UAA), em articulação com setores da saúde e da rede socioassistencial, realizou o Carnaval Social de Itapagipe. A iniciativa, integrada à agenda do Bloco da Prevenção, reuniu cerca de 120 participantes da população em situação de rua, de trabalhadores da rede e da região.
Durante a atividade, foram distribuídos preservativos, lubrificante, kits de higiene, materiais educativos e insumos de redução de danos, além de lanche e água. Também foram abordados temas como ISTs, combate à violência contra a mulher, cuidados com o corpo e práticas de autocuidado, alinhando entretenimento com educação para a folia.
Na prática, a folia uniu informação e cuidado, com apresentações da Banda do Caps Aristides Novis e um carro de som, além de músicas cantadas pelos próprios usuários, promovendo um ambiente acolhedor, de alegria e interação social.
Andrea Lais, gerente da S3 do Projeto Girassóis de Rua, observa que o Carnaval Social reforça o papel das políticas públicas no cuidado integral e na promoção de direitos: “É possível celebrar com responsabilidade, cuidado e inclusão. Utilizar a cultura popular como estratégia educativa aproxima os serviços da população, fortalece vínculos e amplia o acesso à informação, especialmente para quem mais precisa.”
A ação promove mobilização entre moradores da cidade de Itapagipe e fortalece a inclusão social, com resultados como maior acesso a informações e insumos preventivos e conscientização sobre práticas seguras no Carnaval. A iniciativa foi idealizada de forma coletiva com parcerias institucionais como CNR Itapagipe, CCIDP, Ponto de Cidadania Itapagipe, UAIs Aspec, Cras Itapagipe, UAR, Caps Adilson Peixoto, Caps Gey Espinheira e Caps Aristides Novis.
O que você achou dessa iniciativa? Compartilhe sua opinião nos comentários e conte como ações semelhantes podem apoiar a saúde, direitos e convivência entre moradores na sua cidade.

Facebook Comments