VÍDEO: Projeto que cria novos cargos no TJ-BA deve ser votado na AL-BA após o Carnaval; Rotondano defende medida

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador José Rotondano, defendeu nesta terça-feira (10) o projeto enviado à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) que propõe uma reestruturação do Judiciário, com a criação de novas secretarias, unidades estratégicas e cargos comissionados.

O projeto foi aprovado em Tribunal Pleno no mês de janeiro, na gestão da presidente Cynthia Maria Pina de Resende. Em conversa com a imprensa, o atual presidente defendeu a medida e afirmou que o assunto é discutido com o Executivo e o Legislativo baianos. A previsão é que o projeto seja apreciado na Assembleia depois do recesso de Carnaval.

Rotondano ainda ressaltou que os cargos já existiam e não haviam sido preenchidos e classificou o processo como “transformação”.

“Primeiro, o projeto não está criando cargos. Nós estamos transformando alguns cargos que já estavam pagos e nunca foram preenchidos. Cargos já existentes na Lei de Naturalização Judiciária. Nós estamos transformando esses cargos para dar suporte estrutural ao Poder Judiciário. Antes, foi tudo conversado”, afirmou o presidente.

Entre as principais mudanças previstas no projeto está a criação da Secretaria de Estratégia e Projetos (SEP), que ficará responsável pelo planejamento, coordenação e acompanhamento das políticas estratégicas do Judiciário baiano.

Ele ainda defendeu a articulação entre os três poderes no estado. “Eu tive o cuidado de ter uma reunião com o governador do Estado, com a Presidente Ivana, justamente para tratar disso […] os poderes são harmônicos e independentes entre si, mas isso que nós não conversemos sobre os assuntos comuns. Todos nós estamos unidos e com o mesmo propósito, que é fazer benefício para a sociedade. Cada um dentro da sua área de atuação”, disse o desembargador.

Como você vê essa proposta de reestruturação do Judiciário baiano? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Proprietários denunciam tomada de fazenda em Prado por grupo armado; há ordem judicial que proíbe invasão

Invasão armada toma posse de fazenda em Prado durante disputa de terra indígena Proprietários da Fazenda Barra do Cahy, a...

Diretor da PF afirma que corporação apreendeu R$ 9,5 bilhões do crime organizado no ano de 2025, um recorde

Em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (10), o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, apresentou o...

Paraense é mais um brasileiro morto na guerra da Ucrânia

Um brasileiro morreu no último domingo (8/2) durante ataque russo à Ucrânia. O paraense Adriano Silva atuava desde abril de 2025 como voluntário...