Carnaval: escolas de SP abrem desfile com crítica a machismo e racismo. Vídeo

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A primeira noite do Carnaval de São Paulo, no Sambódromo do Anhembi, trouxe desfiles marcados por crítica social, luta contra o machismo e resistência ao racismo. As apresentações começaram às 23h e vão até o amanhecer, na região Norte da cidade.

Entre novidades, o evento conta com o Buscador de blocos do Metrópoles para encontrar festas por data, nome ou bairro, ampliando a programação da cidade durante a folia.

A abertura traz um tira-teima entre a campeã de 2025 e a vice, Rosas de Ouro entra como quinta escola, buscando recompor o título apesar de uma punição de 0,5 ponto por não entregar as pastas dos jurados no prazo. Acadêmicos do Tatuapé, vice-campeã no ano anterior, desfila na madrugada como quarta escola.

Galeria de imagens

As primeiras escolas a desfilar mostraram enredos com protagonismo feminino. Mocidade Unida da Mooca traz Geledés, Sueli Carneiro, em uma homenagem que fortalece o empoderamento e o combate ao racismo. Colorado do Brás apresenta as bruxas como símbolos de sabedoria ancestral, enquanto Dragões da Real celebra guerreiras icamiabas com elementos de magia e proteção.

Mocidade Unida da Mooca estreia na elite com o enredo “Gèlédés – Agbara Obinrin”, em homenagem ao Geledés, Instituto da Mulher Negra. O desfile, marcado para as 23h, terá cores oficiais vermelho, branco e verde. Pres.: Rafael Falanga; carn.: Renan Ribeiro; Rainha de bateria: Valeska Reis.

Colorado do Brás apresenta as bruxas como símbolo de sabedoria feminina no enredo “A Bruxa está solta – Senhoras do Saber renascem na Colorado”. Desfile às 0h05, cores vermelho e branco, Pres.: Antônio Carlos Borges (Ka); carnavalesco: David Eslavick; Rainha de bateria: Talita Guasteli.

Dragões da Real leva ao Anhembi a força feminina com as icamiabas. Desfile às 1h10, cores vermelho, preto e branco; Pres.: Renato Remondini Rodrigues (Tomate); carnavalesco: Jorge Freitas; Rainha de bateria: Karine Grum.

Acadêmicos do Tatuapé traz a crítica social com o enredo “Plantar para colher e alimentar”, representando o MST. Desfile às 2h15, cores azul e branco; Pres.: Erivelto Coelho, Toninho, Edu Sambista e Eduardo Santos; carnavalesco: Wagner Santos; Rainha de bateria: Muriel Quixaba.

Rosas de Ouro busca reconquistar o título com a proposta “Escrito nas Estrelas”, elevando a astrologia à ciência. Desfile às 3h20, cores azul, rosa e branco; Pres.: Angelina Basílio; carnavalesco: Fábio Ricardo; Rainha de bateria: Ana Beatriz Godói.

Vai-Vai desfila às 4h35 com enredo “A Saga Vencedora de um povo heroico no apogeu da vedete da Pauliceia”, prestando homenagem a São Bernardo do Campo e à Vera Cruz, destacando a luta de trabalhadores contra a exploração. Cores pretas e brancas; Pres.: Cláudio Gonçalves; carnavalescos: Gerson Anveris, Gleuson Pinheiro, Marcus Tibechrani e Tatiana Gregório; Rainha de bateria: Madu Fraga.

Barroca Zona Sul encerra a noite com o tema “Oro Mi Mai oxum”, homenageando Oxum, orixá da beleza e riqueza. Desfile às 5h30, cores verde e rosa; Pres.: Ewerton Rodrigo Ramos Sampaio (Cebolinha); carnavalesco: Pedro Alexandre Magoo; Rainha de bateria: Juju Salimeni.

A primeira noite reforçou o protagonismo feminino e a diversidade de abordagens para temas sociais, culturais e históricos. E você, qual enredo mais chamou a sua atenção até aqui? Comente abaixo suas impressões e expectativas para as próximas noites de Carnaval.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VÍDEO: Anitta chega de surpresa a camarote em Salvador usando boné e acompanhada de seguranças

A cantora Anitta chegou ao Camarote Salvador nesta quinta-feira (12) para acompanhar o primeiro dia oficial do Carnaval da cidade. Vestindo o...

Mulher é achada morta dentro de freezer e família pede indenização

Uma médica anestesiologista de 32 anos, natural da Nicarágua, foi encontrada morta dentro de um freezer em uma loja de Miami, nos Estados...

André Marques fala sobre relação com a Bahia e escolhe Vampirinha como música do Carnaval

Marcando presença na primeira noite do Carnaval de Salvador, nesta quinta-feira (12), o apresentador André Marques comentou sobre sua relação com a Bahia...