Lucas Pinheiro conquista primeiro ouro do Brasil nos Jogos de Inverno

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Lucas Pinheiro Braathen abriu uma página histórica para o Brasil ao conquistar o primeiro ouro nos Jogos de Inverno Milano-Cortina 2026, vencendo a prova de esqui alpino – slalom gigante e colocando o país no mapa do esporte na neve. A vitória representa a primeira medalha de ouro do Brasil nestes Jogos e destaca o crescimento do esqui entre os atletas nacionais.

Filho de pai norueguês e mãe brasileira, Lucas, aos 25 anos, nasceu em Oslo e hoje é a principal aposta brasileira no esporte de inverno. O esquiador lidera o ranking mundial de slalom e se tornou uma referência no esqui alpino, defendendo o Brasil no cenário olímpico após mudar de país.

Antes de vestir a camisa do Brasil, Lucas já se destacava pela Noruega nas provas de slalom e slalom gigante. Em 2023 ele optou por não competir pela nação natal e, no ano seguinte, passou a representar o Brasil, buscando ampliar a participação no esporte e inspirar novos atletas.

“É uma chance de trazer 200 milhões de pessoas para o esporte. Sempre vai vir um novo esquiador norueguês. Mas quantas pessoas já ouviram alguém esquiando a Copa do Mundo pelo Brasil? Ninguém, né? Essa chance para mim foi muito importante”, afirmou ao ingressar no time brasileiro.

A vitória coloca o Brasil no mapa do esqui de inverno e reforça a aposta de que o país pode competir em alto nível, mesmo em modalidades ainda pouco tradicionais por aqui. O feito acende a expectativa de novas gerações de esquiadores em todo o território, com o esporte ganhando visibilidade em regiões onde há investimento em pistas de neve.

E você, acha que o desempenho de Lucas pode incentivar mais jovens a buscar o esqui na sua cidade? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião sobre o impacto desta conquista para o esporte no Brasil.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Jogador do Paulista sofre parada cardíaca, é reanimado e segue estável em hospital

Durante o treino, o atacante Andryl, do Paulista Futebol Clube, teve uma parada cardíaca, foi reanimado e permanece internado em estado estável, com...

Após passar mal ao vivo, Alex Escobar tranquiliza fãs: “Estou bem e falando direito”

Alex Escobar tranquilizou fãs ao esclarecer um susto vivido durante o Encontro com Patrícia Poeta nesta segunda-feira (22). Em publicação nas redes, o...

Ele voltou: Fluminense surpreende e anuncia retorno do zagueiro Thiago Silva

Em meio à Copa do Mundo, o Fluminense anunciou nesta segunda-feira (22) a volta do zagueiro Thiago Silva, que estava no Porto. A...