Joe Raedle/Getty Images

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta sexta-feira (20/2) que os Estados Unidos terão papel central na supervisão de um eventual cessar-fogo entre Kiev e Moscou, caso um acordo seja firmado nas negociações em curso.
Segundo o líder ucraniano, houve consenso entre as partes sobre a responsabilidade norte-americana na fiscalização do cumprimento de um possível acordo.
“Se houver um cessar-fogo, os americanos serão os principais responsáveis por monitorá-lo”, declarou Zelensky.
Ele classificou o entendimento como “um resultado muito importante” obtido pela delegação ucraniana.
![]()

1 de 3
Zelensky e Trump
Reprodução/X

2 de 3
Volodymyr Zelensky e Donald Trump
Joe Raedle/Getty Images

3 de 3
Volodymyr Zelensky e Donald Trump
Joe Raedle/Getty Images
Últimos desdobramentos
- As conversas trilaterais entre Ucrânia, Rússia e Estados Unidos terminaram na quarta-feira (18/2) sem um acordo definitivo para encerrar a guerra, mas com avanços pontuais.
- Zelensky afirmou que as discussões foram produtivas, especialmente nas áreas militar e humanitária, destacando que os enviados dos EUA têm atuado para manter o diálogo construtivo.
- No eixo humanitário, houve acordos iniciais para viabilizar novas trocas de prisioneiros de guerra, consideradas prioridade por Kiev.
- Zelensky afirmou que espera que uma nova troca possa ocorrer “muito em breve”.
- As divergências sobre o futuro dos territórios ocupados no leste da Ucrânia continuam travando um avanço mais amplo.
Leia também
O chefe da delegação russa, Vladimir Medinsky, classificou a rodada anterior como “difícil, mas profissional” e indicou que novas reuniões devem ocorrer em breve. Caso confirmada, a próxima rodada marcará o quarto ciclo de negociações desde janeiro.
Nas redes sociais, o presidente ucraniano agradeceu à equipe de negociação pelo que chamou de trabalho “preciso” e ressaltou a importância da mediação norte-americana.
Zelensky afirmou ainda que as prioridades da Ucrânia para a próxima reunião já estão definidas e que o país está pronto para discutir compromissos, desde que não comprometam sua soberania e independência.
Ele também defendeu que um eventual encontro entre líderes pode ser decisivo para superar as questões que não avançam no nível técnico.
Quais assuntos você deseja receber?
![]()
Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:
1.
![]()
Mais opções no Google Chrome
2.
![]()
Configurações
4.
![]()
Notificações
5.
![]()
Os sites podem pedir para enviar notificações

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Facebook Comments