Desembargador Jair Soares toma posse como presidente do TJDFT

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A nova administração do TJDFT tomou posse nesta quarta-feira (22/4) para o biênio 2026-2028, em sessão solene no pleno da Corte. O desembargador Jair Soares assume a presidência, ao lado de Fernando Antonio Habibe Pereira como 1º vice-presidente, Teófilo Rodrigues Caetano Neto como 2º vice-presidente e Arnoldo Camanho de Assis como corregedor da Justiça do DF. Em seu último ato como presidente, o desembargador Waldir Leôncio Júnior afirmou que encerra o ciclo de gestão com um espírito profundamente tomado pela gratidão.

Durante a cerimônia, Jair Soares destacou a continuidade do serviço das administrações anteriores, ressaltando que o prestígio da Corte nasce da qualidade da prestação jurisdicional e do compromisso de desembargadores, juízes, servidores e colaboradores com o ideal de Justiça. O novo presidente transmitiu a mensagem de que a função institucional exige dedicação constante para manter a confiança da sociedade no funcionamento da Justiça do DF e de suas regiões.

A solenidade contou com a presença de autoridades de peso, entre elas o corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell, a ministra Nancy Andrighi, do Superior Tribunal de Justiça, a governadora do DF, Celina Leão, o presidente da Câmara Legislativa (CLDF), Wellington Luiz, o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), Georges Seigneur, e o presidente da OAB do Distrito Federal, Paulo Maurício Siqueira. A presença desses nomes reforçou o clima de maior cooperação entre os poderes em defesa dos direitos dos moradores da capital.

A posse dos atuais ocupantes dos cargos-chave do TJDFT — Soares na presidência, Habibe Pereira como 1º vice-presidente, Caetano Neto como 2º vice-presidente e Arnoldo Camanho de Assis como corregedor — simboliza uma transição institucional que busca manter a qualidade da prestação jurisdicional já reconhecida pela população. O gesto também indica uma expectativa de continuidade na gestão das demandas judiciais da capital federal e das áreas sob sua jurisdição.

No pronunciamento de encerramento, Waldir Leôncio Júnior reforçou que deixa a gestão com a convicção de ter contribuído para um Judiciário mais sólido, destacando o esforço conjunto de magistrados, servidores e colaboradores. Esse legado, segundo ele, serve de alicerce para a nova equipe traçar futuras diretrizes sem perder de vista o princípio da efetividade, da transparência e do respeito aos direitos das pessoas atendidas pela Justiça do DF.

A cerimônia, ao enfatizar a continuidade do serviço público de Justiça, evidencia a busca por estabilidade institucional em um momento em que a capital federal demanda decisões ágeis, eficientes e bem coordenadas entre os poderes. A expectativa é de que a nova gestão fortaleça a confiança da população na Justiça, ampliando a qualidade do atendimento e a efetividade das ações judiciais que impactam diretamente a vida diária dos moradores da cidade e de suas regiões vizinhas.

E você, leitor, como enxerga a atuação da Justiça do DF diante desses valores de continuidade e melhoria? Deixe seu comentário, compartilhe a matéria e conte-nos o que espera da nova gestão do TJDFT para a cidade. Sua opinião é importante para entender o impacto dessas mudanças no dia a dia dos moradores.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Acidente com avião de escola de paraquedismo deixa 11 mortos na França

Onze pessoas morreram na queda de um avião em Tomblaine, no nordeste da França, neste domingo. A...

Pernas inchadas? Médico explica como o frio pode afetar a circulação

Com a queda de temperatura, o corpo começa a agir para manter o calor, o que pode exigir mais esforço da circulação. O...

Lula diz não à guerra, mas quer o Brasil preparado para o pior

Resumo: no programa desta semana, a análise de Noblat foca na declaração do presidente Lula sobre a Defesa Nacional, desmentindo leituras alarmistas de...