Cotado para deixar o cargo, ministro da Justiça acompanhará Lula em viagem aos EUA

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajará a Washington entre os dias 6 e 7 de maio de 2026 para encontro com o presidente dos EUA, Donald Trump. A viagem marca o terceiro encontro presencial entre Lula e Trump desde o início do mandato, com a reunião principal ocorrendo no Salão Oval. Além disso, o governo avalia a composição da comitiva que acompanhará o presidente brasileiro.

A comitiva prevista para acompanhar Lula a Washington inclui nomes de peso da política brasileira. Abaixo, os integrantes confirmados:

  1. Embaixador Mauro Vieira, Ministro das Relações Exteriores
  2. Wellington César Lima e Silva, Ministro da Justiça e Segurança Pública
  3. Dário Durigan, Ministro da Fazenda
  4. Márcio Elias Rosa, Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços
  5. Alexandre Silveira, Ministro de Minas e Energia
  6. Andrei Rodrigues, Diretor-Geral da Polícia Federal

O presidente brasileiro viajará na quarta-feira, 6 de maio, para a capital norte?americana. A agenda aponta a realização de encontros ao longo do dia 7, com a reunião principal no Salão Oval da Casa Branca. Este será o terceiro encontro presencial entre Lula e Trump desde que o petista assumiu o governo, e o primeiro em 2026.

Entre os desdobramentos políticos, Wellington César Lima e Silva aparece em meio a especulações sobre sua permanência no cargo. O ministro tem sido alvo de um pedido de impeachment protocolado no dia 22 de abril pelo deputado Hélio Lopes, com base em acusações envolvendo a atuação de um delegado da Polícia Federal nos EUA. Em resposta, surgiram rumores de que o atual advogado-geral da União, Jorge Messias, poderia substituí-lo caso haja mudanças na pasta.

A viagem ao exterior ocorre em meio à expectativa de avançar em acordos bilaterais, cooperação econômica, energética e de segurança entre Brasil e Estados Unidos. Lula já realizou três encontros presenciais com Trump desde o início do mandato, com a reunião de Washington consolidando a pauta de cooperação bilateral.

Como você vê o papel desta viagem para as relações Brasil?EUA? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe suas sugestões sobre quem compõe a comitiva e quais temas merecem maior atenção.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

PF vai investigar alerta falso da Defesa Civil após invasão hacker

Defesa Civil é alvo de ataque cibernético que disparou uma notificação falsa em várias regiões do país, levando à suspensão temporária do sistema...

Misantropia: saiba o que significa mensagem disparada em alerta falso

Na madrugada de sábado, moradores de várias cidades foram acordados por uma mensagem de alerta da Defesa Civil, disparada remotamente por um possível...

Juazeiro e Petrolina recebem verbas para telefonia móvel em área rural

O Ministério das Comunicações anunciou investimentos para Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) com o objetivo de ampliar a conectividade rural e o acesso...