Lula embarca para os EUA e terá reunião com Trump na Casa Branca

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Lula da Silva, presidente do Brasil, viaja nesta quarta-feira para os Estados Unidos para se encontrar com Donald Trump na Casa Branca, com uma agenda centrada em tarifas comerciais, política externa e cooperação regional. Ele deixa Brasília às 13h35 e busca acordos que possam impactar exportações, investimentos e segurança na região.

Acompanham o presidente uma comitiva de peso: Mauro Vieira (Relações Exteriores), Wellington César Lima e Silva (Justiça e Segurança Pública), Dario Durigan (Fazenda), Márcio Elias Rosa (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) e Alexandre Silveira (Minas e Energia). O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, também integra a viagem, com recebimento oficial programado para a quinta-feira na Casa Branca.

Entre os temas previstos estão as tarifas sobre exportações brasileiras, a política externa dos EUA em relação ao Irã, o combate ao crime organizado na América Latina e a exploração de minerais críticos, áreas em que Brasil e EUA costumam buscar alinhamento estratégico.

Em fevereiro, a Suprema Corte dos EUA derrubou uma tarifa de 50% imposta por Trump sobre produtos brasileiros. Dias depois, o presidente norte-americano afirmou que o governo mantém investigações sobre Brasil e China por supostas práticas comerciais desleais.

Outro ponto sensível é a possibilidade de classificar facções como Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV) como organizações terroristas. Autoridades brasileiras avaliam que a medida pode trazer impactos para a soberania nacional.

Em março, o Departamento de Estado dos Estados Unidos afirmou que considera as facções criminosas brasileiras uma ameaça relevante à segurança regional, o que reforça a importância do encontro entre Lula e Trump para discutir cooperações técnicas e políticas.

E você, o que acha das relações entre Brasil e Estados Unidos no campo econômico e de segurança? Deixe sua opinião nos comentários e participe da discussão sobre os próximos passos da parceria entre as duas nações.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Corpo de vítima de feminicídio no DF é enterrado neste domingo (21/6)

O velório e o enterro de Edileuza Almeida Durães, 46 anos, ocorreram em Gurupi, Tocantins, cidade onde vive a família, encerrando a tragédia...

Dois detentos morrem após preso fazer refém em penitenciária de SP

Um motim na Penitenciária I de Potim, no interior de São Paulo, deixou dois detentos mortos e quatro feridos após um preso manter...

Careca vence eleição suplementar para prefeito de Tuiuti (SP)

Careca (Alexandre Tadeu Gonçalves) foi eleito prefeito de Tuiuti, interior de São Paulo, na eleição suplementar realizada em 21 de junho de 2026....