Vencedora do Nobel da Paz é transferida para hospital em Teerã

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A ativista iraniana Narges Mohammadi, vencedora do Prêmio Nobel da Paz em 2023, foi transferida neste fim de semana de uma prisão no leste do Irã para um hospital em Teerã, após relatos de agravamento de sua saúde.

Aos 54 anos, Mohammadi tem mais de duas décadas dedicadas à defesa dos direitos humanos. Ela foi presa em 12 de dezembro, em Mashhad, após criticar autoridades religiosas durante um funeral. Antes de chegar a Teerã, já havia sido transferida no início de maio da prisão de Zanjan para um hospital regional.

Segundo a Fundação Mohammadi, a ativista teria sofrido dois ataques cardíacos, em 24 de março e 1º de maio. A família e defensores descrevem a situação como grave, com desmaios, dores no peito e oscilações da pressão arterial, levando a internação em uma Unidade de Terapia Intensiva após nova perda de consciência.

A transferência para a UTI ocorreu após meses de alegada negligência por parte da administração penitenciária, segundo a fundação. A instituição reforça preocupações internacionais sobre o tratamento de prisioneiros no Irã enquanto Mohammadi segue recebendo cuidados médicos.

Galeria de imagens

Para entender o contexto, Mohammadi ficou conhecida por suas denúncias contra autoridades no Irã. A defesa por direitos humanos em seu país continua gerando atenção internacional diante de relatos sobre condições carcerárias e saúde de prisioneiras políticas.

E você, o que acha sobre as condições de saúde de presos por questões políticas e a atuação de autoridades na área de direitos humanos no Irã? Compartilhe sua opinião nos comentários e participe da conversa sobre justiça e responsabilidade.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Jovem de 22 anos é executado a tiros em via pública de Jequié

Resumo rápido: Um jovem de 22 anos foi morto a tiros...

Onda de calor extremo mata mil pessoas na França em apenas 3 dias

França enfrenta uma onda de calor sem precedentes, com o Ministério da Saúde registrando aproximadamente 1.000 mortes em apenas três dias e marcas...

Empresário baiano é preso em veleiro com 500 kg de cocaína na Espanha

Resumo: operação internacional interceptou um veleiro no Atlântico e resultou na prisão de Marcelo Nabuco Zollinger, empresário baiano ligado à New Bahia Harley-Davidson,...