Câmara Municipal de SP aprova reajuste dos servidores em 2º turno

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Resumo para leitores: vereadores de São Paulo aprovaram em segundo turno o reajuste geral anual para os servidores municipais, com impacto estimado de R$ 1,1 bilhão por ano. O pagamento será de 3,51% dividido em duas parcelas, seguindo o IPC?Fipe, e o projeto segue para sanção do prefeito.

O governo informou que 2% serão pagos a partir de 1º de maio de 2026 e 1,48% a partir de 1º de maio de 2027. Se houver disponibilidade orçamentária, a segunda parcela pode ser antecipada para este ano. O texto antecipa que a revisão respeita o IPC?Fipe e vale para ativos, aposentados e pensionistas com paridade, tanto na administração direta quanto na indireta.

Na votação, o projeto recebeu 35 votos a favor e 16 contra. Em votação anterior, o placar foi de 32 a favor, 16 contra e uma abstenção. A Prefeitura destaca que a medida envolve o reajuste do conjunto de servidores conforme a inflação medida pelo IPC, com impacto financeiro anual estimado em R$ 1,1 bilhão.

Antes da decisão, servidores da cidade de São Paulo realizaram protestos em frente à Câmara contra o reajuste, pedindo reajuste digno, concursos públicos e a não exclusão do cargo de Professor de Educação Infantil (PEI), temido pela gestão. Eles também criticaram privatizações e o que chamam de sucateamento dos serviços municipais.

O texto também prevê a atualização do abono complementar para docentes e aponta mudanças na estrutura de cargos, com a possibilidade de transformação de cargos de professor de educação infantil e a criação de novas etapas em concursos.

Segundo o Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo (Sindsep), o IPCA acumulado em 12 meses até março de 2026 ficou próximo de 5,5%. A entidade ainda criticou ataques à educação previstos no PL e afirmou que a medida abriria margem de contratação temporária para professores, ampliando de 20% para 30% a prática em todos os cargos docentes.

Agora, o projeto aguarda a sanção do prefeito. A cidade de São Paulo acompanha o desfecho com expectativa, já que a decisão impacta milhares de trabalhadores e o funcionamento dos serviços públicos.

E você, o que acha dessa reajuste para os servidores municipais? Comente abaixo sua opinião sobre o tema e como isso pode afetar o cotidiano da cidade.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Lula e aliados assistem jogo do Brasil: “Orgulho de vestir essa camisa”

Resumo: após a vitória do Brasil sobre a Escócia pela Copa do Mundo de 2026, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou...

Terremoto na Venezuela é sentido em cidades do Norte do Brasil

Terremotos de magnitude 7,2 e 7,5, ocorridos na Venezuela, foram sentidos em Belém, Manaus, Macapá e Boa Vista. O abalo foi registrado pela...

Palpite África do Sul x Coreia do Sul – Copa do Mundo – 24/06/26

Resumo: África do Sul e Coreia do Sul duelam pela última rodada do Grupo A da Copa do Mundo, nesta quarta-feira (24 de...