Governo assina ordem de serviço para obras de hotel de luxo no Palácio Rio Branco e secretário de Turismo celebra: “Vai ser devolvido aos baianos”

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O governo da Bahia firmou parceria com a BM Empreendimentos para iniciar as obras de transformação do Palácio Rio Branco, na Praça Tomé de Sousa, em um hotel de seis estrelas. O prédio histórico, antiga sede do governo, foi identificado pela sua relação com o Barão do Rio Branco e, agora, receberá um Memorial dos Governadores do Estado, além de áreas abertas à visitação pública sem custo.

A propriedade foi adquirida pela empresa em janeiro de 2022 e terá 35 anos de posse, conforme licitação. A restauração seguirá as normas dos órgãos de controle de patrimônios históricos brasileiros e do Governo da Bahia, assegurando a preservação de suas características originais enquanto o espaço ganha uma função de alto impacto econômico e cultural.

Durante o ato de assinatura, o secretário de Turismo, Maurício Bacelar, destacou o viés social do projeto. Ele afirmou que a restauração preserva o patrimônio, devolve o palácio aos baianos e cria oportunidades de emprego e renda para a economia local, ampliando também a atratividade turística da região.

As obras concentram-se na recuperação, revitalização e operação do imóvel para abrigar um empreendimento hoteleiro de alto padrão, com o Memorial dos Governadores do Estado e um vasto acervo histórico acessível ao público, mantendo a entrada gratuita para quem desejar conhecer o palácio.

A Bahia Notícias acompanha o processo desde o seu início. Em maio de 2025, após a recusa do Grupo Rosewood em associar-se ao projeto, a empresa baiana André Guimarães passou a integrar a equipe responsável pela revitalização, consolidando a participação pública-privada na iniciativa.

E você, o que pensa sobre transformar patrimônios históricos em polos de turismo de luxo? Deixe sua opinião nos comentários e participe da conversa sobre o futuro do Palácio Rio Branco.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Homem é preso após cometer atos obscenos em residência estudantil de Salvador

Resumo: Um homem de 55 anos foi preso em Salvador neste domingo (21) após denúncia de práticas obscenas em uma residência estudantil no...

Ciclista morre após ser atropelado por caminhão na BR-430, em Bom Jesus da Lapa

Um ciclista de 39 anos, Claudio Barbosa da Silva, morreu após ser atropelado por um caminhão bitrem na tarde deste domingo (21) em...

Em Seabra, ações de saúde da Sesab chegam ao terceiro dia e superam expectativas

O São João de Seabra chegou ao terceiro dia neste domingo (21), com shows que animam a cidade da Chapada Diamantina. No circuito...