Planalto se anima com novo relatório da ONU e mira gestão Bolsonaro

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente Lula aguarda, nas próximas semanas, notícias da ONU sobre a fome no Brasil, esperando que números internacionais sinalizem queda na insegurança alimentar e reforcem a narrativa de avanços sociais no ciclo pré-eleitoral.

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, chefiado por Wellington Dias, acompanha de perto esses indicadores e enxerga neles um componente decisivo para comunicar resultados aos cidadãos e sustentar a agenda social do governo.

Relatórios internacionais são vistos como peça-chave na comunicação oficial: aliados defendem divulgar os novos parâmetros ao lado do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) divulgado em maio, para oferecer uma leitura integrada dos avanços sociais.

Em julho de 2025, o Brasil deixou o Mapa da Fome, e o relatório da ONU aponta que o país atingiu pela primeira vez a categoria de desenvolvimento humano considerada “muito alta”, o melhor desempenho da série histórica.

A estratégia em discussão prevê explorar esses números no período pré-eleitoral, com peças de comunicação que comparam gestões e lembram que o Brasil voltou ao Mapa da Fome durante a gestão de Bolsonaro e saiu dele sob o governo de Lula, fortalecendo a narrativa de retomada social.

E você, como lê esses números e avaliações? Deixe sua opinião nos comentários e participe do debate sobre fome, desenvolvimento humano e as escolhas que moldam o Brasil.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

EUA e Irã voltam a trocar ataques apenas 10 dias após trégua

MundoEUA acusam Irã de violar cessar-fogo ao atingir navio no Estreito de Ormuz em meio a negociações de pazRemovida data e hora para...

Copa: torcedores levam bandeira do orgulho LGBTQIAP+ para Egito x Irã

A FIFA autorizou a exibição de bandeiras arco-íris no duelo Egito x Irã pela Copa do Mundo 2026, em Seattle, classificando-o...

Menina autista terá novo lar após 1 ano morando em hospital no Entorno

Isabela*, 16 anos, diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e esquizofrenia, está prestes a deixar o Hospital Municipal do Jardim Ingá, em...