Dois detentos morrem após preso fazer refém em penitenciária de SP

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Reprodução / Google Maps
Penitenciária I de Potim, no interior de São Paulo

Um motim na Penitenciária I de Potim, no interior de São Paulo, deixou dois detentos mortos e quatro feridos após um preso manter outro como refém na área de saída de um pavilhão. A crise terminou na manhã de domingo com a rendição dos envolvidos, após negociações com as autoridades.

A operação teve início no fim da tarde de sábado (20/6), quando um detento manteve outro como refém na área de saída de um dos pavilhões, provocando a suspensão de visitas. Familiares presentes no local ficaram sob acompanhamento das equipes de segurança durante as negociações que contou com a participação da Polícia Penal e do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da PM, até o início da noite, quando as demandas dos detentos passaram a ser discutidas com as autoridades.

Durante esse período de tensão, ocorreram atos de violência entre os próprios detentos, que resultaram nas duas mortes e nos quatro feridos. Os feridos receberam atendimento na enfermaria da unidade; as visitantes que estavam no pavilhão foram liberadas sem ferimentos ao fim da crise.

Após o desfecho, os detentos envolvidos foram transferidos para outras unidades prisionais e responderão judicialmente pelos crimes. A direção promoveu uma revista geral com o apoio do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) e da PM, na área externa da unidade, para reforçar a segurança.

A SAP informa que a Penitenciária I tem capacidade para 748 detentos, mas abriga 1.302. O Pavilhão de Regime Semiaberto, com capacidade para 96, opera com 129 internos, evidenciando a pressão por vagas e o quadro de superlotação no estado.

As autoridades prometem seguir avaliando as medidas de segurança e a gestão de superlotação nas unidades da região, com investigações em andamento e ações para evitar novos incidentes.

E você, o que pensa sobre a segurança no sistema prisional e as políticas públicas voltadas à redução da superlotação? Compartilhe suas opiniões nos comentários.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Corpo de vítima de feminicídio no DF é enterrado neste domingo (21/6)

O velório e o enterro de Edileuza Almeida Durães, 46 anos, ocorreram em Gurupi, Tocantins, cidade onde vive a família, encerrando a tragédia...

Careca vence eleição suplementar para prefeito de Tuiuti (SP)

Careca (Alexandre Tadeu Gonçalves) foi eleito prefeito de Tuiuti, interior de São Paulo, na eleição suplementar realizada em 21 de junho de 2026....

Operação resulta em apreensão de cocaína que pode ser a maior do Brasil

Resumo objetivo: em uma operação conjunta entre Brasil, EUA e Bolívia, oito caminhões foram interceptados transportando madeira que ocultava cocaína, com estimativa de...