Em Seabra, ações de saúde da Sesab chegam ao terceiro dia e superam expectativas

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O São João de Seabra chegou ao terceiro dia neste domingo (21), com shows que animam a cidade da Chapada Diamantina. No circuito da festa, a Sesab montou um posto de testagem rápida para ISTs, no Mercadão. Até agora, foram realizados 1.733 testes, com 16 casos positivos de sífilis, 2 de Hepatite C e 1 de HIV, sem registro de Hepatite B. Dentre os positivos para sífilis, 13 optaram por iniciar o tratamento no próprio posto.

“Nestes três dias de evento tivemos uma perspectiva muito boa na busca do público, que vê esse projeto chegando pela primeira vez na cidade. A gente vê o respeito da população em relação a este trabalho, tanto da autotestagem quanto do trabalho de educação. Isso fortalece e deixa a gente bastante contente pelo que vem sendo realizado junto à Secretaria de Saúde do Estado e ao Governo da Bahia”, afirma Midiã Câncio, coordenadora da estratégia Fique Sabendo em Seabra.

Além dos testes, a Sesab atua na prevenção distribuindo preservativos no posto e em todo o espaço da festa. Até o momento, já foram distribuídos mais de 3 mil preservativos, entre masculinos e femininos, além de gel lubrificante. Turista de Salvador, Mel de Souza, esteve no posto e aprovou a iniciativa, valorizando a importância da prevenção para homens e mulheres. “É muito importante para todos. Temos que nos cuidar e também nos preocupar com o próximo. É uma iniciativa que sempre deve existir, pois a população necessita e sempre irá participar”, celebrou.

Este ano, o Governo do Estado investe mais de R$ 8 milhões para fortalecer as ações de saúde durante os festejos juninos na capital e no interior. As iniciativas incluem a instalação de postos de testagem rápida para detecção de ISTs em 16 municípios — Alagoinhas, Amargosa, Brumado, Cruz das Almas, Camacari, Cachoeira, Conceição do Jacuípe, Eunápolis, Guanambi, Ibicuí, Irecê, Itabuna, Itapetinga, Seabra, Senhor do Bonfim e Serrinha —, além de três postos de saúde: dois na capital e um na cidade de Ipirá. Somam-se ainda 4.722 plantões para reforçar a assistência nas unidades de saúde e as ações de fiscalização e vigilância.

Com essas medidas, o Governo da Bahia reforça o compromisso com a promoção da saúde e a prevenção, garantindo que a alegria dos festejos juninos venha acompanhada de segurança, cuidado e responsabilidade coletiva.

E você, já participou de alguma ação de saúde durante os festejos ou tem sugestões para tornar as próximas edições ainda mais seguras e divertidas? Compartilhe suas experiências e opiniões nos comentários.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Colisão entre motocicletas na BR-030 deixa jovem e adolescente mortos em Brumado

Duas motocicletas se envolveram em uma colisão frontal no km 530 da BR-030, entre Brumado e Rio do Antônio (Sudoeste da Bahia), por...

Homem é preso após cometer atos obscenos em residência estudantil de Salvador

Resumo: Um homem de 55 anos foi preso em Salvador neste domingo (21) após denúncia de práticas obscenas em uma residência estudantil no...

Ciclista morre após ser atropelado por caminhão na BR-430, em Bom Jesus da Lapa

Um ciclista de 39 anos, Claudio Barbosa da Silva, morreu após ser atropelado por um caminhão bitrem na tarde deste domingo (21) em...