Líder do governo no Senado, Jaques Wagner busca um encontro direto com o presidente Lula para esclarecer a crise ligada à Operação Compliance Zero, que investiga irregularidades envolvendo o Banco Master. A ideia é conversar pessoalmente nesta terça-feira (23/6) ou, caso não ocorra, ainda nesta semana, para apresentar a sua versão dos fatos e discutir cenários políticos.
A aproximação ocorre em meio a uma tensão interna no partido e no Senado. Wagner está no centro de uma crise política após ser citado na nova fase da operação. Segundo aliados, o senador pretende usar a conversa com Lula para expor possíveis impactos eleitorais e alinhar uma narrativa que seja compreensível ao presidente.
“Acho que Wagner vai ponderar com Lula os impactos eleitorais da situação, falando uma linguagem que o presidente entende”, disse uma fonte próxima ao senador.
Apesar da pressão, Wagner vem sendo alvo de avaliações internas sobre a liderança do governo. A favorável leitura dos aliados é de que uma saída neste momento seria precipitada. A estratégia é construir uma alternativa que permita atravessar a crise sem decisões rápidas que agravem a situação política.
Entre os bastidores, o grupo de Wagner entende que a conversa com Lula pode definir o tom dos próximos passos, inclusive sobre a continuidade da liderança no Senado, caso haja uma mudança de cenário. A expectativa é de que o encontro traga clareza sobre prioridades do governo diante do ajuste político que a situação exige.
O caso expõe a tensão entre aliança governista e o cenário de investigações, com aliados avaliando caminhos para atravessar a crise sem rupturas bruscas. Ainda não há confirmação de qualquer mudança no comando do governo no Senado, e a expectativa recai sobre os desdobramentos das próximas semanas.
Como tudo se desenrola nos próximos dias pode redefinir o equilíbrio entre aliados e opositores. O que você acha que deve acontecer a seguir? Deixe sua opinião nos comentários e fique por dentro das novidades sobre Wagner, Lula e a agenda do Senado.




