Celina Leão, governadora do Distrito Federal, reuniu-se com deputados do MDB-DF para recompor o diálogo político após críticas públicas do ex-governador Ibaneis Rocha. O almoço, realizado na residência oficial, sinalizou o esforço de aproximar governo e bancada em meio a um momento de tensionamento entre as partes.

O encontro, por volta das 12h30, reuniu apenas deputados distritais do MDB na residência oficial. O presidente do MDB-DF e da Câmara Legislativa (CLDF), Wellington Luiz, afirmou que o almoço “ajustou as coisas” e que o diálogo tende a se normalizar entre as partes, reforçando a presença da bancada na peça política do governo local.
O contexto de aproximação acontece após Ibaneis Rocha (MDB) ter publicado, com Baleia Rossi, um vídeo em que dizia ter passado por “muitas decepções” com Celina, que era sua vice. Desde então, houve um afastamento entre integrantes do MDB e a governadora, dificultando o cenário para alianças futuras no DF.
Ainda segundo Wellington Luiz, Celina “sobe no mesmo palanque que Ibaneis”, sugerindo um possível alinhamento com o antecessor em futuras ações. Ninguém ouviu Celina declarar oficialmente oposição à candidatura de Ibaneis ao Senado, e houve ao menos uma distância mencionada, sem que Celina tenha se posicionado categoricamente contra o ex-governador.
A lista de participantes do almoço ficou restrita aos deputados distritais do MDB; não estiveram presentes o deputado federal Rafael Prudente, cotado para o MDB no GDF, nem Ibaneis Rocha. A reunião visou justamente aproximar as partes e manter o MDB com a maior bancada da CLDF — cinco parlamentares: Wellington Luiz, Daniel Donizet, Hermeto, Iolando e Jaqueline Silva — fortalecendo a interlocução com o governo local.
O momento reforça a ideia de que, mesmo com tensões, há interesse em manter o diálogo ativo entre o Palácio do Buriti e a atuação parlamentar do MDB no DF. Como você enxerga esse movimento de aproximação entre Celina Leão e Ibaneis? Compartilhe sua opinião nos comentários e participe da conversa.
