O Ministério das Comunicações autorizou retransmissões de canais digitais de TV em três cidades do Rio de Janeiro — Itatiaia, Saquarema e Silva Jardim — para a Televisão Cidade Modelo. A emissora já recebeu a autorização para retransmitir, e ainda precisa obter as licenças de funcionamento das antenas junto à Anatel. Essa é a etapa seguinte antes de a transmissão entrar em operação.
A medida visa levar informação e entretenimento de qualidade aos locais onde o sinal de TV é menos acessível. A iniciativa está alinhada ao compromisso de ampliar o alcance da televisão pública, especialmente em regiões remotas, onde o acesso pode ser mais restrito.
“Levar informação e entretenimento de qualidade a todos os cantos do Brasil, principalmente em localidades mais remotas, é um dos nossos compromissos”
Segundo o Ministério, as autorizações para retransmissão podem ser concedidas em caráter primário (canal protegido contra interferências) ou secundário (canal sem proteção). Além disso, as autorizações são concedidas de forma precária, por se tratarem de um complemento ao serviço de radiodifusão de sons e imagens (TV).
Essa operação tem o objetivo de ampliar a cobertura, levando sinais de televisão a áreas onde não chegam diretamente ou apresentam condições técnicas inadequadas para o recebimento. A cidade-modelo de retransmissão é mais um passo para fortalecer a presença da TV pública nas regiões mais afastadas, mantendo o público informado e conectado.
Se você mora nessas áreas ou acompanha o tema, deixe sua opinião nos comentários: você vê impacto positivo na inclusão digital e cultural com esse tipo de retransmissão? Compartilhe suas experiências e ideias para o avanço da comunicação pública.
