Posto de Testagem de Irecê encerra o São João com mais de 5 mil testes realizados

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Resumo: Durante os seis dias de São João em Irecê, a Sesab realizou mais de 5 mil testes rápidos para ISTs, atendeu 1.400 pessoas e registrou 51 diagnósticos positivos (49 sífilis, 1 hepatite B e 1 hepatite C), com orientação, encaminhamentos médicos e ações de prevenção.

Os testes foram realizados para HIV, sífilis e hepatites B e C, com foco na detecção precoce e no encaminhamento adequado. Não houve registro de casos de HIV entre os atendidos durante a operação.

Além da testagem, o público pôde receber aconselhamento preventivo e encaminhamentos para tratamento. No local, foram distribuídos mais de 90 mil preservativos (masculinos e femininos) e mais de 11 mil géis lubrificantes, como parte das ações de prevenção.

A equipe de avaliação acompanhou a experiência diariamente, conduzindo pesquisas com o público para mensurar o atendimento e o papel da Ouvidoria como ferramenta de controle social. Mais de 1.250 pessoas participaram, e o balanço foi considerado extremamente positivo pela ouvidora Betânia Rocha, da Rede do Núcleo Regional de Saúde do Centro-Norte.

Governo do Estado presente no São João da Bahia Este ano, o governo investe mais de R$ 8,8 milhões para fortalecer as ações de saúde durante os festejos juninos, tanto na capital quanto no interior. A estratégia inclui a instalação de postos de testagem rápida para detecção de ISTs em 16 municípios: Alagoinhas, Amargosa, Brumado, Cruz das Almas, Camaçari, Cachoeira, Conceição do Jacuípe, Eunápolis, Guanambi, Ibicuí, Irecê, Itabuna, Itapetinga, Seabra, Senhor do Bonfim e Serrinha, além de três postos de saúde (dois na capital e um em Ipirá). No conjunto, são 4.722 plantões para reforçar a assistência, além de ações de fiscalização e vigilância.

Essas ações refletem o compromisso do governo com a saúde pública durante o São João, ampliando o acesso a testes, prevenção e encaminhamentos médicos para quem precisa. As ações de vigilância reforçam a segurança sanitária da população.

E você, participou das atividades ou tem sugestões para aprimorar as ações de saúde nas festas populares? Compartilhe sua experiência nos comentários e ajude a enriquecer esse debate.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

VÍDEO: Jerônimo Rodrigues decreta ponto facultativo na próxima segunda-feira devido a jogo do Brasil

Jerônimo Rodrigues, governador da Bahia (PT), confirmou, por meio de decreto, ponto facultativo para as repartições públicas estaduais na próxima segunda-feira, 29, em...

Homem é preso após estuprar criança de 11 anos no Sul da Bahia

Um homem de 19 anos foi preso pela Polícia Civil após suposto estupro de uma menina de 11 anos em Buerarema, no sul...

Forró de Farda leva a tradição junina dos corredores da escola para palcos do interior baiano

Quatro estudantes do Colégio Estadual de Tempo Integral Nossa Senhora da Conceição, em Miguel Calmon, transformam os intervalos em apresentações de forró. A...