João Santiago, marido de Malu Borges, provocou forte debate ao comentar sobre moda para pessoas com sobrepeso, dizendo que roupas bonitas existem apenas para corpos considerados atraentes e revelando detalhes de sua própria luta com o peso no passado.
Ele revelou ter chegado a 120 quilos e contou que, nessa fase, era difícil encontrar peças que servissem. “Eu tentava me vestir de qualquer coisa, nada ficava bom”, afirmou. Hoje, mesmo acompanhando um pouco de moda masculina, ele diz que só encontra beleza na roupa quando quem a usa é, no mínimo, bonito.
“O cara é feio, tem 150 quilos e tudo mais. Irmão, eu não vou conseguir achar a roupa do cara bonita. O cara vai enfeiar a roupa, entendeu?”, afirmou.
Em seguida, Santiago ressaltou que não se vê como “deus grego” e reforçou sua visão sobre o tema: para ele, tudo é um conjunto. É uma posição polêmica e, segundo ele, pode gerar interpretações equivocadas.
A reação nas redes foi rápida e intensa. Muitos críticos destacaram que o estilo vai além do peso e que alguém magro pode, sim, vestir bem ao não sustentar o look. Um internauta resumiu o debate:
“Estilo é sobre sustentar, não importa o peso e etc. Por exemplo, ele pode ser magro, mas não sustenta look algum, por mais que tente.”
Diversos usuários também comentaram a aparência do próprio marido de Malu Borges. Um comentário observou que ele também poderia se olhar no espelho, sugerindo que “embaranga” qualquer roupa. Em meio a críticas, o influenciador Noiram Augusto, dedicado à moda masculina plus size, destacou a necessidade de ampliar o consumo de conteúdos sobre pessoas maiores para educar a visão sobre estilo.
Veja as imagens associadas ao tema:


O debate continua acalorado: a conversa toca em inclusão, responsabilidade e as diferentes formas de enxergar moda e corpo. Como você encara o tema: estilo pode derrocar preconceitos ou reforçar padrões? Compartilhe sua opinião nos comentários.
E você, qual é a sua visão sobre moda, peso e identidade visual? Deixe seu comentário abaixo para enriquecer essa discussão com respeito e curiosidade.
