PF e Ibama deflagraram a Operação Iracema para enfrentar a extração de minério de forma ilegal no Rio Madeira. A ação resultou na inutilização de 29 dragas, embarcações e motores usados na mineração clandestina e abriu um inquérito para identificar financiadores e responsabilizar os envolvidos. As investigações seguem em andamento.
Realizada na quinta-feira, 25 de junho, a operação mira não apenas o garimpo irregular, mas também a rede de apoio financeiro que sustenta as atividades ilícitas. As equipes atuaram em parceria para desativar a infraestrutura criminosa e coletar provas que ajudem a mostrar quem está por trás do esquema.
A ação contou com o compartilhamento de informações entre as instituições e, para ilustrar o andamento, foi divulgado um vídeo institucional pela PF.
Durante a ação, os policiais inutilizaram 29 dragas, embarcações e motores utilizados na extração irregular de minério na região.
Além das medidas de campo, foram apreendidos materiais que ajudam a traçar a cadeia de financiamento das atividades ilegais.
Segundo a PF e o Ibama, os próximos passos envolvem a instauração de inquérito para apurar fatos, identificar os financiadores das operações criminosas e responsabilizar os envolvidos, conforme a legislação penal e ambiental. O objetivo é desarticular a rede que sustenta o garimpo ilegal e proteger o ecossistema da região.
Galeria de imagens



As investigações seguem em andamento para esclarecer todos os fatos, identificar os financiadores das operações criminosas e responsabilizar os envolvidos, com base na legislação penal e ambiental vigente.
Gostou de conhecer os detalhes da Operação Iracema e de como as instituições atuam para coibir o garimpo ilegal? Deixe seu comentário abaixo com a sua leitura sobre o tema e quais impactos você acredita que ações como essa trazem à preservação ambiental e à fiscalização.
